A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Mirthes Bernardes: o último passeio da Dona da Calçada

Uma homenagem à criadora da calçada que virou símbolo de São Paulo, Mirthes Bernardes, que morreu nesta sexta-feira (18 de dezembro de 2020)

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Por Wans Spiess

No CalçadaSP estávamos animados com a conquista da Placa da Memória Paulistana para a nossa querida Mirthes Bernardes. A criadora do piso mais famoso da cidade de São Paulo está prestes a ganhar a sua plaquinha azul, consagrando um reconhecimento há tempos a ela devido.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

O plano era simples: convidá-la a estar presente, no próximo dia 25 de janeiro – aniversário da cidade de São Paulo – para a instalação da placa. O local previsto é a calçada generosa da Avenida São Luís, no centro da cidade, onde as linhas e formas do mapa de São Paulo moldadas com as pedras portuguesas, ainda resistem ao cimento frio e cinza do novo padrão do passeio público da cidade.

Lembro bem quando começamos a pesquisar sobre a origem do piso e nos deparamos com uma reportagem da Folha de S. Paulo em que o título bradava  Era uma vez: paulistanos que resistem ao tempo. Porém, mesmo aquilo que resiste um dia acaba por encontrar seu fim. E a hora da nossa querida Mirthes chegou.

Quando entramos em contato há alguns anos, ela foi só generosidade. Passamos a trocar mensagens, e assim descobri sua aptidão para a arte além das calçadas. Ela me contou que sua especialidade era esmaltação em cobre e que tinha fascinação pelas árvores. Me enviou (digitalmente) uma de suas obras sobre o tema.

Uma vez ela me disse que, com o falecimento da irmã, foi morar em Sorocaba com o sobrinho. Queria “alugar uma casinha, montar um ateliê e voltar à esmaltação, só pra viver mais um pouco e torcendo para o  Brasil vencer essa guerra de corruptos”. Compartilhou comigo por inbox a publicação do seu perfil do Facebook onde mostra a sua sensibilidade para tratar de temas difíceis.

Mas a maior preciosidade que ela me deu foi a cópia (digital) de uma carta escrita a mão, onde ela traça o histórico da conquista do concurso do piso paulistano. Segundo ela, quando tentou patentear o desenho, um advogado sumiu com toda a documentação e ela teve que escrever a história de próprio punho para que não fosse esquecida.

Na última mensagem que trocamos, já durante a quarentena da pandemia, ela me disse: “Quando eu me instalar e essa praga acabar, quero que você venha aqui e traga seus amigos.

Nesta mesma mensagem, pedi que confirmasse a grafia do seu nome, para não ter erro na placa. Foi então que ela me explicou:

“Meu nome é Mirtes dos Santos Pinto (nome do meu pai) quando comecei a trabalhar com esmaltação em cobre, passei a usar o nome de minha mãe e ai coloquei o h também (Nos quadro eu assino Mirthes Bernardes).

À Dona Mirthes, todo nosso carinho e admiração. Em sua memória, continuaremos pavimentando caminhos.

Neste outro artigo aqui no blog contamos um pouco mais sobre a história da calçada que virou símbolo de São Paulo.

Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas artísticas do projeto.