Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
No mês consagrado pelo Carnaval, o CalçadaSP foi pra rua em busca do colorido que veste a cidade todos os dias. É a calçada no carnaval
As ruas sempre foram o grande palco do carnaval brasileiro. Desde a sua estreia, no início do século 18, já era comum o uso de máscaras e fantasias, que continuaram a se popularizar ao longo dos anos. O costume evolui para as escolas de samba que ganharam até um espaço especial – conhecido como passarela do samba – para desfilar com seus ornamentos e adereços requintados. Já na rua o que vale é o bom humor e a criatividade, com os foliões vestindo roupas adaptadas e enfeitadas de forma muitas vezes ingênua e criativa.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A verdade, porém, é que as calçadas não precisam esperar o Carnaval chegar para serem mais alegres, bonitas, divertidas.
A Rua Epitácio Pessoa é um ótimo exemplo de como o passeio público pode ser um elemento marcante (para que as pessoas reconheçam) e ao mesmo tempo convidativo (para que as pessoas queiram ficar no local). A sacada foi do chef Jefferson Rueda, o mesmo da Casa do Porco, renomado restaurante no centro de São Paulo. O pequeno estabelecimento, dedicado aos sorvetes, precisava chamar atenção em meio a tantos prédios mal cuidados e cinzas. Como os pedidos são feitos no balcão que dá pra rua, a área da fachada também é restrita. Foi então que surgiu a ideia: por que não estender os desenhos coloridos também para a calçada? E, assim, formas orgânicas em cores vibrantes extrapolaram as paredes e foram fantasiar as calçadas da via.
A ousadia não parou por aí. Para manter o piso paulista (outro dos nossos preferidos, leia aqui sobre ele), o branco foi travestido de cor, como o glitter que se espalha nos rostos dos foliões hoje em dia. Uma intervenção simples, mas que deixa a via mais iluminada e arranca sorrisos de quem saboreia o sorvete ou apenas passa por ali.
Aliás, vale dizer que os sorvetes têm o mesmo primor na apresentação, além de sabores inusitados – que tal um sabor de bacon? Então fica o convite: venha conhecer a Sorveteria do Centro e aprecie com a boca e com os olhos o que eles têm a oferecer para a cidade.
Ah …. a Sorveteria do Centro fica coladinha ao Hot Pork (do mesmo famoso chefe, claro) , na esquina das ruas Bento Freitas e Epitácio Pessoa Aqui a calçada faz as vezes de tapete vermelho para os que vão em busca de um hot dog antes da sobremesa. Quando estiver por lá, não esqueça de tirar uma foto dos seus pezinhos na calçada e mandar pra gente (#calçadasp #avidanocentrosp).
Para Descobrir Chão Paulo traz a cada mês um novo tema sobre as calçadas de Sampa. Vamos descobrir juntos as imagens que não deixam que o cinza tome conta do passeio público e apague o patchwork de memórias que caracterizam o chão da nossa cidade.
Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas artísticas do projeto.
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DO CENTRO NOVO DE SÃO PAULO, A REGIÃO DA REPÚBLICA
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup