A Vida no Centro

Francine Costanti

Olhar literário

Francine Costanti é jornalista, e seus textos - na maioria sobre cultura e entretenimento - já passearam por algumas redações de portais e agências. Como inspiração pessoal, a ideia aqui é explorar a cena de música e literatura do Centro de São Paulo, desde os contos literários de Mário de Andrade até as letras de Emicida. Esse espaço é feito para e por todos. Por isso fique à vontade para deixar sugestões.

Belvedere Trianon: antes do MASP, casarão oferecia bailes luxuosos

Construção na Avenida Paulista era ponto de encontro da elite paulistana entre 1920 e 1930 e oferecia bailes dançantes, festas e homenagens políticas

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Quem passa pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, nem imagina que aquele imenso terreno já foi um belíssimo palacete e uma verdadeira obra de arte arquitetônica. Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o Belvedere Trianon foi inaugurado em 1916 e virou um dos passeios preferidos dos paulistanos que visitavam a famosa avenida.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Com uma vista privilegiada para a Avenida 9 de Julho (costas) e para o Parque Trianon (frente), o casarão tinha espaço para reuniões, homenagens políticas, bailes dançantes, carnavalescos, concertos e muitas festas para empresários e familiares da elite paulistana. Dentro do local havia um restaurante e uma confeitaria, tudo inspirado nos grandes salões de Versalhes (França).

Belvedere Trianon

Além de oferecer festas de gala que chamavam a atenção pelo luxo e pela elegância dos convidados, em seus 20 anos de ativa importância para São Paulo, o local também foi palco de manifestos modernistas, em que grandes personalidades, à época, reinventavam uma nova maneira de fazer arte genuinamente brasileira.

Belvedere Trianon

A decadência do Belvedere aconteceu no começo dos anos 30, porque não havia incentivo financeiro dos governantes para conservar sua estrutura e, com o passar dos anos, foi perdendo sua beleza e sua importância, ao mesmo tempo em que as pessoas passaram a frequentar outros locais na cidade.

O Belvedere foi demolido em 1951 para dar espaço a um pavilhão, onde foi sediada a primeira Bienal Internacional de São Paulo, exposição que acontece a cada dois anos em São Paulo.

Masp - Belvedere Trianon

Em 1957, o espaço foi cedido para a construção do grandioso MASP (originalmente localizado desde 1947 na Rua 7 de Abril). Inaugurado em 1968, hoje um ponto turístico obrigatório na capital paulista e que abriga obras de artistas nacionais e internacionais, além de exposições temáticas temporárias.

Leia também: CASARÃO DA VILLA FORTUNATA: CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DO PARQUE MÁRIO COVAS