A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Quando o chão veste a fantasia

No mês consagrado pelo Carnaval, o CalçadaSP foi pra rua em busca do colorido que veste a cidade todos os dias. É a calçada no carnaval

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

As ruas sempre foram o grande palco do carnaval brasileiro. Desde a sua estreia, no início do século 18, já era comum o uso de máscaras e fantasias, que continuaram a se popularizar ao longo dos anos. O costume evolui para as escolas de samba que ganharam até um espaço especial – conhecido como passarela do samba – para desfilar com seus ornamentos e adereços requintados. Já na rua o que vale é o bom humor e a criatividade, com os foliões vestindo roupas adaptadas e enfeitadas de forma muitas vezes ingênua e criativa.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

A verdade, porém, é que as calçadas não precisam esperar o Carnaval chegar para serem mais alegres, bonitas, divertidas.

02. CALÇADAS COLORIDAS

 A Rua Epitácio Pessoa é um ótimo exemplo de como o passeio público pode ser um elemento marcante (para que as pessoas reconheçam) e ao mesmo tempo convidativo (para que as pessoas queiram ficar no local). A sacada foi do chef Jefferson Rueda, o mesmo da Casa do Porco, renomado restaurante no centro de São Paulo. O pequeno estabelecimento, dedicado aos sorvetes, precisava chamar atenção em meio a tantos prédios mal cuidados e cinzas. Como os pedidos são feitos no balcão que dá pra rua, a área da fachada também é restrita. Foi então que surgiu a ideia: por que não estender os desenhos coloridos também para a calçada? E, assim, formas orgânicas em cores vibrantes extrapolaram as paredes e foram fantasiar as calçadas da via.

Foto: CalçadaSP

A ousadia não parou por aí. Para manter o piso paulista (outro dos nossos preferidos, leia aqui sobre ele), o branco foi travestido de cor, como o glitter que se espalha nos rostos dos foliões hoje em dia. Uma intervenção simples, mas que deixa a via mais iluminada e arranca sorrisos de quem saboreia o sorvete ou apenas passa por ali.

Foto: CalçadaSP

Aliás, vale dizer que os sorvetes têm o mesmo primor na apresentação, além de sabores inusitados – que tal um sabor de bacon? Então fica o convite: venha conhecer a Sorveteria do Centro e aprecie com a boca e com os olhos o que eles têm a oferecer para a cidade.

Ah …. a Sorveteria do Centro fica coladinha ao Hot Pork (do mesmo famoso chefe, claro) , na esquina das ruas Bento Freitas e Epitácio Pessoa Aqui a calçada faz as vezes de tapete vermelho para os que vão em busca de um hot dog antes da sobremesa. Quando estiver por lá, não esqueça de tirar uma foto dos seus pezinhos na calçada e mandar pra gente (#calçadasp #avidanocentrosp).

Para Descobrir Chão Paulo traz a cada mês um novo tema sobre as calçadas de Sampa. Vamos descobrir juntos as imagens que não deixam que o cinza tome conta do passeio público e apague o patchwork de memórias que caracterizam o chão da nossa cidade.

GALERIA DE CALÇADAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Foto: CalçadaSP

Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas artísticas do projeto.

Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DO CENTRO NOVO DE SÃO PAULO, A REGIÃO DA REPÚBLICA

AQUÁRIO URBANO E A POLÊMICA: QUEM É O DONO DA PAISAGEM?