A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Manual ilustrado da Prefeitura ensina como cuidar dos prédios do Centro Histórico

Cartilha ilustrada traz dicas e orientações para que proprietários e locatários de 380 imóveis do Centro Histórico recuperem as suas fachadas

A Prefeitura de São Paulo lançou um manual ilustrado sobre o Centro Histórico, com informações para auxiliar proprietários e locatários de imóveis na região. O manual, elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo, elenca toda a legislação referente a manutenção, reformas e restauro em edifícios da região chamada de Triângulo Histórico, a área onde São Paulo nasceu, e traz exemplos ilustrados de como adaptar os prédios para que recuperem sua condição original e tenham sua condição histórica realçada.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

O Triângulo Histórico é formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró, com área de aproximadamente 185 mil m² e por onde circulam diariamente 600 mil pessoas. A ideia do Manual é incentivar e orientar os proprietários e locatórios dos 380 imóveis contidos nesse perímetro para que mantenham ou promovam as devidas intervenções nas suas fachadas a fim de realçar a beleza da arquitetura de São Paulo.

Nesta região, todos os imóveis são tombados ou estão em área envoltória de tombamento, o que significa que todas as intervenções precisam passar pela análise e autorização de órgãos de proteção ao patrimônio histórico.

A compreensão de legislações como da Lei Cidade Limpa (14.223/2006) e Resoluções do Conpresp é facilitada com a apresentação de exemplos ilustrados, que mostram, por exemplo, os tipos de anúncios indicativos permitidos, com o nome do estabelecimento, e como eles devem ser instalados em um edifício com lojas diversas. 

O Manual também apresenta soluções simples para a manutenção, limpeza e conservação do imóvel. A SP-Urbanismo vistoriou e analisou cada um dos imóveis do Triângulo Histórico para identificar pontos que desvalorizam a arquitetura de cada um deles e da cidade, como pichações, infiltrações, peças danificadas, entre outros. Assim o documento traz fichas técnicas para cada imóvel do Triângulo Histórico, que podem ser consultadas aqui. O material traz informações técnicas sobre o edifício (autor do projeto, data da construção, quantidade de pavimentos e outras) e o diagnóstico da SP-Urbanismo sobre esse imóvel. Todas as Fichas Técnicas estão disponíveis no site da SP-Urbanismo e podem ser consultadas mediante o SQL (número de cadastro do IPTU).

Leia também: PRÉDIO DO CCBB, DE AGÊNCIA BANCÁRIA A CENTRO CULTURAL

PREFEITURA COLOCA BANCOS NO MINHOCÃO AOS FINS DE SEMANA