A Vida no Centro

Bar do Cofre - A Vida no Centro
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Bar do Cofre: conheça o bar no subsolo do Farol Santander, no Centro Histórico

Instalado no cofre do antigo Banespão, hoje Farol Santander, Bar do Cofre SubAstor tem drinques exclusivos do premiado bartender Fábio la Pietra. Veja fotos

Ao descer a escada de mármore em espiral, a primeira visão é a de uma grade de aço. Lá dentro, não mais a fortuna dos barões do café e industriais do país, nos anos 1940. No lugar das barras de ouro, cédulas e joias dos cofres particulares, coquetéis clássicos e autorais, petiscos e comidinhas premiados. Trata-se do Bar do Cofre SubAstor, bar instalado no cofre do antigo Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, hoje convertido no Farol Santander, no coração do Centro Histórico de São Paulo.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Bar do Cofre no Farol Santander

Em meio ao movimento do lado de fora, na histórica Praça Antônio Prado, o subsolo do Farol Santander transporta o visitante não apenas para outro ambiente, mas para outra época, com suas portas circulares de concreto e aço reforçado, além dos pisos e paredes de mármore, originais.

A recepcionista do Bar do Cofre abre a grade apenas se houver reserva ou lugar disponível – apesar da dificuldade em conseguir reserva, não é difícil encontrar lugar para grupos pequenos – e volta a fechá-la depois que o cliente entra. É um pouco estranho pensar que se está dentro de um cofre – mesmo que desativado, as grades e portas estão lá para lembrar de que aquele era um lugar a que poucos tinham acesso.

Mas a sensação passa rápido, porque o ambiente é muito agradável. A primeira visão é do balcão iluminado do Bar do Cofre. Dos dois lados, as portas de 16 toneladas das salas-cofre ficam abertas e são o ponto alto da decoração. O espaço tombado ainda tem outra sala, com cerca de 2 mil caixas de depósito individuais, totalmente restauradas. Cadeiras, poltronas e sofás do acervo do Santander completam o ambiente, confortável e com a iluminação na medida para relaxar e tomar um bom drinque.

Veja fotos do Bar do Cofre:

Do bar saem drinques clássicos e autorais que fizeram a fama – e os prêmios – obtidos pelo mixologista italiano Fábio la Pietra, que comanda o bar do SubAstor, da Vila Madalena, que toca o Bar do Cofre. Entre eles, o exclusivo The Hidden, em homenagem ao Farol Santander, com uísque Johnnie Walker Black Label, chá rooibos, vermouth tinto e bitter. Há também uma oferta de drinques clássicos, uísques – inclusive uma seleção especial de Johnnie Walker e single malts e drinques com menor teor alcoólico, já que o bar abre também pra happy hour. Entre as comidas, croquete de palmito, hot dog ao curry, arroz de costela e um burguer.

Bar em edifício histórico

A história do edifício Altino Arantes começa nos anos 1930, quando o então interventor e depois governador de São Paulo Ademar de Barros encomendou um prédio semelhante ao Empire State Building, de Nova York. Inaugurado em 1948, foi considerado na época a maior estrutura em concreto armado do mundo, já que outros arranha-céus eram feitos em estrutura metálica. Até 1961, foi também o edifício mais alto do Brasil. Tornou-se o símbolo de São Paulo, e ainda hoje, embora tenha sido ultrapassado em altura, é visível no horizonte de boa parte da cidade.

Já o Bar do Cofre surgiu em 2019, um ano após a reabertura do edifício, rebatizado pelo banco espanhol como Farol Santander. O banco espanhol adquiriu o edifício em 1999, quando comprou o Banespa. Em janeiro de 2018, decidiu reabri-lo como um espaço de exposições, café, restaurante e mirante.

Endereço: Rua João Brícola, 24 – subsolo do Farol Santander

Horário: quinta e sexta, das 17h à 1h, sábado das 14h à 1h e domingo, das 14h às 20h. Às quartas a abertura precisa ser confirmado nas redes sociais.

Telefone: (11) 3101 1217

 

Leia também: VISITAMOS O FAROL SANTANDER, ANTIGO BANESPÃO. VEJA COMO É POR DENTRO

VISITA AO MARTINELLI: MIRANTE É REABERTO E TERÁ BARES E RESTAURANTES PARA TURISTAS

BAR DOS ARCOS: CONHEÇA O NOVO BAR NO SUBSOLO DO THEATRO MUNICIPAL; VEJA FOTOS