A Vida no Centro

Tayana Santos

Pílulas Paulistanas

Paulistana, Tayana Santos é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em marketing. Atuou mais de dez anos na área de comunicação em empresas multinacionais e Museu de Arte moderna de São Paulo. Morou em Chicago e Washington DC (EUA). Em 2017, mudou o rumo da sua carreira e tornou-se guia de turismo, com objetivo de mostrar os detalhes e locais que passam despercebidos até pelos moradores da cidade. Aqui, compartilha suas “Pílulas Paulistanas” com curiosidades sobre São Paulo.

Vila Itororó, história viva da passagem do tempo e das transformações sociais de São Paulo

Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, foi erguida ao longo do século 20 e logo tornou-se marco das mudanças da cidade e de sua arquitetura. A iniciativa foi de um comerciante descendente de portugueses, Francisco de Castro, nascido em Guaratinguetá, no interior do Estado.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Considerada a primeira vila urbana de São Paulo, a Vila Itororó foi construída a partir de material de demolição do antigo Teatro São José, como é o caso das colunas gregas e outros elementos encontrados ali. Trata-se de uma obra com muitas características inéditas, uma construção pioneira no Brasil realizada com material “reciclado”. A vila é formada por um palacete e mais de 20 casas no seu entorno.

Na época da construção, o Riacho Itororó passava por ali, daí o nome da vila. O local, no início considerado elegante por seus bailes e festas, devido à boa relação de Francisco de Castro com a elite paulistana da época. Porém, com o tempo Francisco começou a se afundar em dívidas e teve seu patrimônio tomado por credores. Aos poucos, o local começou a ser invadido por outras pessoas e transformou-se em um grande cortiço.

Após a morte de Francisco de Castro e sob a gestão de diferentes entidades, a Vila Itororó foi ganhando puxadinhos e mais famílias passaram a ocupar o local. Em 2006 o espaço foi decretado como área de utilidade pública e em 2009 a Justiça deu a posse para o Município de São Paulo.

A vila passou por um processo de desapropriação dos moradores que só finalizou em 2011. Hoje, a Vila Itororó é tombada como patrimônio pelo Conpresp e pelo Condephaat e está em processo de restauro desde 2015.

Vila Itororó Foto: Renato Goes

O que nem todos sabem, é que é possível visitar o canteiro de obras e conhecer mais a fundo a história do local. Durante as obras, foram feitas muitas descobertas: pinturas originais, ladrilhos, pisos e materiais reaproveitados.

O projeto de restauro da Vila é muito interessante, pois ao invés de acontecer a portas fechadas, o canteiro de obras é aberto desde o início do processo e existe um experimento de centro cultural no meio do canteiro, com participação de outros pesquisadores.

Veja no vídeo abaixo outras curiosidades sobre a Vila Itororó e as imagens que fizeram a sua história. Como a piscina, que foi a primeira piscina particular em São Paulo.

Leia também: PALACETE, COLÉGIO DE FREIRAS, ESTACIONAMENTO: A HISTÓRIA DO PARQUE AUGUSTA