Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
De opções com uma pegada mais cultural a outras que se destacam pelo ambiente agradável para sentar e passar o tempo, vejas as opções de cafeterias no Campos Elíseos
Confira as dicas de cafés nos Campos Elíseos
Por Clayton Melo
Os cafés sempre foram ótimos lugares para um respiro em meio à rotina agitada da cidade, aqueles espaços que permitem uma paradinha, uma pausa para arejar as ideias. E também são locais para quem quer trabalhar num ambiente diferente, fazer reuniões de negócios ou só encontrar amigos para bater papo. A região do Campos Elíseos tem opções para diferentes momentos e estilos, de cafeterias com uma pegada mais cultural a outras que se destacam pelo espaço agradável para sentar e passar o tempo.
Uma boa maneira de conhecer o Centro é caminhar e, entre uma visita e outra a um museu ou espaço cultural, tomar um cafezinho e deixar as ideias fluírem.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Pensando nisso, A Vida no Centro pinçou algumas cafeterias bacanas na região do Campos Elíseos para você conhecer.
Veja a lista e aproveite.
Yerba + PPD
Café, bar e livros. Quer combinação mais saborosa que essa? Quando você passa pela ampla porta da entrada da Yerba + PPD,à esquerda tem uma parede repleta de livros à venda. As mesas ao centro e no fundo da cafeteria são boas opções para jogar conversa fora com amigos, fazer reuniões de negócios ou até mesmo trabalhar com seu notebook enquanto toma um café – um dos mais conhecidos da casa é o Fuck Off, um café intenso, de torra escura, que é servido coado.
Para quem curte vinil, no fundo tem uma lojinha de discos, a União Discos, que tem um ótimo acervo de música brasileira e jazz e funciona de quinta a domingo, das 15h às 20h. O dono da loja, o Diego, trata os bolachões com zelo. E por falar em cultura, a casa costuma ter discotecagem e lançamento de livros – para acompanhar a programação, é só olhar o Instagram.
Endereço: Rua Pirineus, 86
Funcionamento: diariamente, das 10h às 22h
Armazém do Campo
O armazém mantido pelo MST é um ponto de encontro da cidade com o campo bem no Centro de São Paulo, um espaço onde você pode, numa mesma visita, abastecer sua cozinha com alimentos orgânicos, tomar um café e comer um pedaço de bolo. A rede Armazém do Campo, que comercializa produtos da agricultura familiar dos assentamentos do MST já tem mais de 30 pontos espalhados por 13 estados brasileiros.
O ambiente do café, logo na entrada, tem mesinhas e espaço no balcão, com diferentes tipos de bolos para acompanhar.
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 499
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h
Timo Caffé (Teatro Porto Seguro)
No foyer do Teatro Porto Seguro fica a Timo Caffé, uma cafeteria italiana com opções que vão desde um café espresso a espumantes, vinhos, bolos e salgados. O espaço foi pensado para recepcionar os espectadores das peças em cartaz no teatro, mas também funciona durante o dia e pode ser frequentado independentemente dos espetáculos. O espaço também tem opções para almoços rápidos, com saladas, lanches e omeletes.
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 634
Flor Café (Pinacoteca)
Inaugurado em 2011, o café conta com uma parte interna agradável, mas o charme mesmo é a varanda, que tem capacidade para 80 lugares com mesas, cadeiras, ombrelones e vista para o parque Jardim da Luz, um dos mais antigos de São Paulo. No cardápio, café espresso, pão de queijo e cheesecake de frutas vermelhas, entre outras opções. Como fica dentro da Pinacoteca, no térreo, só pode ser frequentado por quem adquire o ingresso para o museu. Por isso a dica é aproveitar para conhecer (ou revisitar) a Pinacoteca e tirar uns minutinhos para um cafezinho em meio às árvores e – por que não? – depois dar uma esticadinha no Jardim da Luz, que fica literalmente ao lado da cafeteria.
Endereço: Praça da Luz, 2
Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 18h
LEIA AS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE DICAS A VIDA NO CENTRO – CAMPOS ELÍSEOS
Rua Souza Lima: o novo point de bares e restaurantes que você precisa conhecer
Cultura no Campos Elíseos: conheça espaços e museus para você visitar no bairro e arredores
De Campo Redondo a Campos Elíseos: a história da criação do primeiro bairro planejado de São Paulo
Theatro São Pedro: testemunha da história e espaço vivo da cultura no Centro de São Paulo
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup