Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Veja dicas de bares e restaurantes ao ar livre no Centro de São Paulo
Bares e restaurantes ao ar livre: confira a lista
Por Clayton Melo
Se tem uma coisa que faz sucesso no Centro de São Paulo é um bar ou restaurante com mesas ao ar livre. As mesinhas na calçada são um diferencial de muitos lugares, especialmente no verão – que está chegando -, pois, além de serem arejados, também permitem curtir o movimento da cidade.
Pensando nisso, A Vida no Centro selecionou alguns estabelecimentos com mesas ao ar livre na região entre os Campos Elíseos e a Barra Funda para você conhecer.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Esta reportagem faz parte da série jornalística “Dicas A Vida no Centro – Campos Elíseos”, que conta com o apoio Magik JC, responsável pelos empreendimentos Bem Viver.
Miúda Bar
Um bar de cervejas e drinques e clima de praia em pleno Centro de São Paulo. A área ao ar livre do Miúda Bar fica onde antes funcionava um estacionamento vizinho, espaço que foi incorporado pelo bar em 2021. As cadeiras de praia no chão de brita conferem um ar despretensioso e acolhedor e viraram a marca do lugar. Conforme a programação da casa, o local pode ter festas com discotecagem ou música ao vivo.
Endereço: Praça Olavo Bilac, 28
Funcionamento:
Quarta e quinta das 18h à meia-noite
Sexta das 19h às 2h
Sábado das 16h à 1h
Domingo das 16h às 23h
Instagram: @miudabar
Furdúncio
O Furdúncio é uma alternativa legal para quem busca um lugar aberto, descontraído e com uma pegada cultural. Com cadeiras de praia e mesinhas na calçada e até na rua, é bom para tomar umas cervejas com amigos numa tarde sábado ou domingo, por exemplo. O espaço tem discotecagens e sempre música boa rolando. Para comer, petiscos (pão de alho, queijo, linguiça) e lanches e, para beber, cervejas de garrafa, caipirinhas e outros drinques.
Endereço: Rua João Monteiro, 63
Funcionamento:
Quarta a sexta das 16h à 1h
Sábado e domingo das 14h à 1h
Instagram:botecofurduncio
Oxente Bar e Petiscos
Quem procura um restaurante/bar nordestino ao ar livre tem de ir ao Oxente. Tem um espaço interno, mas o melhor é ficar na calçada, curtindo o movimento da rua, que nos fins de semana é bem tranquilo. O Oxente é comandado por um potiguar e uma cearense. Junior Delfino pilota a cozinha e sua mulher, Antonia de Sousa, garante o bom atendimento no salão. Junior era cozinheiro da Rota do Acarajé, também no Centro, e em setembro de 2021 abriu seu negócio. No cardápio, petiscos como dadinho de tapioca, acarajé, peixe frito, e pratos clássicos como baião de dois, moqueca, arrumadinho e escondidinho. E uma vantagem extra é que os pratos têm preços bem acessíveis. Tá aí uma boa pedida para um almoço regado a uma boa cerveja gelada.
Endereço: Rua Barra Funda, 1086
Funcionamento:
Terça a quinta das 12h às 21h
Sexta e sábado das 12h à meia-noite
Domingo das 12h às 18h
Instagram: @oxentebarepetiscos
Ponto dos Assados
O nome já diz tudo. O Ponto dos Assados tem diferentes tipos de assados, além de porções. É o lugar para quem gosta de comer uma carninha enquanto toma uma cerveja e bate papo numa mesinha da calçada. Clima descontraído, bem à vontade, quase como se fosse um churrasco em casa de amigos. O bar fica numa rua perto da Rua Souza Lima, point de bares da Barra Funda.
Endereço: Rua Camerino, 72
Funcionamento:
De quarta a domingo, das 11h30 até 0h30
Instagram: @pontodosassados_72
Trago Bar
O bar tem um pequeno salão de paredes descascadas e decoração aconchegante, mas o diferencial são as mesinhas na parte de fora do bar, que fica numa esquina. O ponto forte do Trago Bar são os drinques, com coquetéis clássicos e autorais. Entre as opções está o Lagun, preparado com suco de limão taiti, xarope de extrato de gengibre e cerveja Lagunitas IPA. Do balcão, você pode ver os bartenders em ação e ainda trocar umas ideias porque o atendimento é camarada. Para comer, boas pedidas são o croquete de pastrami e o bolinho de risoto de abóbora recheado com bochecha de porco.
Endereço: Rua Souza Lima, 174
Funcionamento:
Quarta a sexta das 18h à meia-noite
Sábado das 14h à meia-noite
Domingo das 14h às 22h
Instagram: trago_bar
5 restaurantes nos Campos Elíseos pra você conhecer
Rua Souza Lima: o novo point de bares e restaurantes que você precisa conhecer5 cafés para visitar entre um rolê e outro no Campos Elíseos
Cultura no Campos Elíseos: conheça espaços e museus para você visitar no bairro e arredores
De Campo Redondo a Campos Elíseos: a história da criação do primeiro bairro planejado de São Paulo
Theatro São Pedro: testemunha da história e espaço vivo da cultura no Centro de São Paulo
5 bares no Campos Elíseos pra chamar de seu
Museu das Favelas: a potência periférica que busca um novo olhar para o Palácio dos Campos Elíseos
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup