A Vida no Centro

Diálogos - Centro Histórico
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Projeto do Triângulo SP é aprovado na Câmara dos Vereadores

Entenda o que é a lei que estabelece o Triângulo SP, que tem o objetivo criar um polo de atratividade social, cultural e turística na região do Centro Histórico de São Paulo

O projeto de lei que cria o Triângulo SP foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 12 de fevereiro. O projeto, de autoria do Executivo, tem como objetivo criar um polo de atratividade social, cultural e turística na região do Centro Histórico de São Paulo (perímetro formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamim Constant, que correspondem ao Polo de Economia Criativa e Distrito Criativo). O projeto nº 698/2019 segue agora para redação final e ainda não tem data para ser sancionado pelo prefeito.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

O projeto recebeu emendas do vereador Police Neto, que incluiu os coworkings e as cervejarias artesanais como setores que também podem ser beneficiados com as isenções fiscais.

O que diz a lei do Triângulo SP

A iniciativa propõe conceder a isenção de IPTU por cinco anos aos estabelecimentos que se enquadrarem no contexto (com funcionamento no período noturno e aos finais de semana). Também está prevista uma redução de 2% na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre obras realizadas na região. As tarifas municipais para funcionamento dos estabelecimentos também não serão cobradas no período de cinco anos.

O projeto Triângulo SP é uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo, inserida no Plano de Metas, que faz parte do conjunto de ações de reativação do Centro Histórico da cidade. A aprovação do projeto torna oficialmente a região em um polo de economia criativa e turismo da capital paulista.

Leia também: “O TRIÂNGULO SP QUER TRANSFORMAR O CENTRO HISTÓRICO NUM DESTINO TURÍSTICO”, DIZ SECRETÁRIO DE TURISMO DE SP

Leia aqui uma entrevista com o prefeito Bruno Covas sobre o plano de metas e o Centro de São Paulo.

O projeto Triângulo SP tem seis pilares estruturantes que são realizadas desde dezembro de 2018. As ações são: reformas dos calçadões, iluminação, segurança, limpeza, atendimento socioassistencial e estratégias de ativação.

No ano passado, a partir da criação da Secretaria de Turismo, foram realizados vários eventos, como o Festival de Natal de São Paulo, Históricos de São Paulo (encontro de carros antigos) e Festival do Café.

Outro atrativo é a reabertura do Mirante do Ed. Martinelli, que recebeu em 2019 mais de 27 mil visitantes, dos quais 41% são turistas que não moram em São Paulo.

O mirante está em processo de licitação para concessão ao setor privado, que deve instalar um café e restaurante no local.

Leia também: 1º FESTIVAL A VIDA NO CENTRO LEVA CULTURA E EXPERIÊNCIAS PARA O CENTRO HISTÓRICO