Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Inscrições para a edição do dia 4 de abril estão abertas e expositores do Centro têm condições especiais. Quer expor? Veja como
O Mercado Mundo Mix, feira criada nos anos 1990 que foi a pioneira neste mercado, evoluiu e agora se transforma no Mercado Mundo Criativo, terá sua segunda edição no dia 4 de abril, em parceria com o A Vida no Centro. O Mundo Criativo será sediado no Complexo #9, novo polo de empreendedorismo criativo e cultural na Rua Santo Antônio, na Bela Vista. Será um local capaz de proporcionar uma experiência completa, juntando, num mesmo espaço, a possibilidade de fazer compras, ouvir música, beber e comer e encontrar os amigos.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
E já está aberto o processo de seleção para empreendedores e produtores que desejam participar do Mercado Mundo Criativo, no dia 4 de abril. Expositores de toda São Paulo – e também de outras cidades – podem participar, mas as marcas do Centro contarão com condições especiais.
O evento terá ampla exposição nos canais digitais do A Vida no Centro (portal, Facebook, Instagram e newsletter), além de divulgação em outros veículos de imprensa.
O A Vida no Centro terá um lounge no Mercado Mundo Criativo, um ambiente para receber os amigos e promover boas conversas.
LEIA MAIS SOBRE O LANÇAMENTO DO MERCADO MUNDO CRIATIVO, EM PARCERIA COM A VIDA NO CENTRO
O Mercado Mundo Criativo foi concebido com a visão de que o processo de consumo mudou nos últimos anos, podendo ser resumido a partir das seguintes tendências:
– Transparência: com maior acesso a informações, o público se tornou mais apurado na hora da compra, o que tornou a tomada de decisão mais consciente em relação aos materiais, estilo e processos.
– Coletânea e Curadoria: as referências agora são mundiais e de todos os nichos possíveis. O look de cada um pode se misturar num mosaico das mais diversas influências.
– Legitimidade e Propósito: o jovem busca saber das tendências antes dos outros, e ele compra a “causa” daquilo que percebe como original e autêntico. Mas este não é mais o impulso que sustenta o consumo. Mais que tudo o público quer conhecer o propósito do produto e do empreendedor
– Urbanismo: o senso de localização aumenta mais e mais. Conhecer a vizinhança é algo valorizado – é a idéia de navegadores urbanos, com seu roteiro de lugares especiais e a busca por um sentimento de pertencimento e de descoberta da cidade.
Assim, a curadoria do Mercado Mundo Criativo vai selecionar as principais e mais relevantes marcas que dialogam com esse novo comportamento de consumo. Mais do que clientes, a curadoria procura parceiros. A fotógrafa Mônica Maia é a curadora cultural, e Ivana Debértolis é a curadora de economia criativa.
Veja como foi a primeira edição
A ideia é criar um lugar fixo para dar continuidade ao projeto, mas de uma forma que o expositor não fique amarrado nas mãos de organizadores de eventos, que em geral cobram muito caro pelas participações. Inicialmente, as edições serão mensais e com o tempo devem se tornar semanais.
“Queremos criar algo como em Camden Town, em Londres, ou uma nova Benedito Calixto, mas só voltada a empreendedores da economia criativa e demais criadores. A cidade precisa desses hubs fixos”, diz Beto Lago, criador do Mercado Mundo Criativo.
Para o A Vida no Centro, será um importante ponto de encontro para moradores e visitantes e uma oportunidade de expandir a presença da plataforma no mundo físico, com a criação de um espaço para encontros e trocas de experiências com o público que já acompanha o trabalho online.
“Estamos abertos a criadores de toda a cidade, mas um dos focos principais são os empreendedores do Centro. Neste aspecto, a parceria com o A Vida no Centro visa fazer um mapeamento de todo os projetos criativos que já acontecem na região e convidá-los a participar do evento, diz Beto Lago.
SE VOCÊ É EXPOSITOR E QUER PARTICIPAR DO MERCADO MUNDO CRIATIVO, PREENCHA ESSE FORMULÁRIO.
O Complexo #9, base do Mercado Mundo Criativo, é um novo polo de empreendedorismo criativo e cultural, com diversidade e inclusão. Instalado embaixo do Viaduto Júlio de Mesquita Filho, entre a Rua Santo Antônio e a Avenida 9 de Julho, o espaço foi reformado por iniciativa dos empresários Moisés Batista de Souza, conhecido como Gibi, campeão mundial de Muay Thai e dono da Gibi Academia, que fica na vizinhança, e do empresário de entretenimento Klaus Pian. O local já sedia hoje uma academia com aulas de luta e outras modalidades com gratuidade para quem não pode pagar. Veja nesta matéria a história do local, entrevista com os criadores e fotos.
Moda
– Criações Upcycling
– Consumo Consciente
– Impacto Social
– Economia Criativa
– Estilistas e Marcas Emergentes
– Brechós Itinerantes
– Reaproveitamento de Materiais
– Marcas Plus Size
– Moda Sem Gênero
– Decoração Criativa
Nos últimos anos, com a regulamentação da comida de rua e o aparecimento de foodtrucks, o segmento gastronômico se transformou na grande estrela da economia criativa. São centenas de pequenos negócios gastronômicos que hoje em dia movimentam uma verdadeira indústria dentro do lazer, entretenimento e consumo de novas opções gastronômicas acessíveis.
A edição do dia dia 4 de abril marcará também o lançamento do Mercado Casa Criativa, uma feira com tudo o que se usa dentro de casa, de objetos de decoração e mobiliário a plantas e terapias de harmonização.
Os segmentos são os seguintes:
Objetos
Móveis e mobiliários
Decoração
Coisas de cozinha
Artes visuais como quadros, postes, gravuras e similares
Antiguidades
Plantas e jardim
Livros e revistas antigas
Vinil
Harmonização energética para o lar como aromaterapia, Feng Shui, colorterapia
Roupas de cama, mesa e banho
Artesanato decorativo
Tapetes
Esculturas
Sabonetes artesanais
Incensos naturais
Serviço:
Mercado Mundo Criativo, com Festival Lab Rock e feira de economia criativa e gastronomia
Data: 4 de abril de 2020
Horários:
Mercado Mundo Criativo: das 11h às 20h
Atrações musicais: das 12h às 19h
Local: Complexo #9
Endereço: Rua Santo Antônio, 800, Bela Vista. São Paulo – SP
Entrada Gratuita
Censura Livre
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup