Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Roberto Menescal e Leila Pinheiro, juntos em show no CCBB. Foto: Washington Possato

Bossa Nova: Roberto Menescal e convidados no CCBB

Ivan Lins, Leila Pinheiro, Fernanda Takai e Marcos Valle estão entre os convidados do compositor Roberto Menescal em quatro shows no CCBB em São Paulo

Prestes a completar 80 anos, o músico Roberto Menescal está em plena forma. Autor da música O Barquinho, que virou o símbolo da Bossa Nova, o compositor faz no CCBB uma série de shows com convidados, também ligados ao estilo que consagrou o Brasil em seu início ou em releituras.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, ele recebe músicos como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Simoninha, Sabrina Parlatore, Leo Gandelman, Lula Galvão, Cris Delanno, Marcos Valle e Fernnada Takai.

E ainda tem uma novidade para quem não gosta de sair à noite: o primeiro show é na hora do almoço.

Carreira de sucesso

Violonista, guitarrista, compositor de clássicos da MPB como Rio, Você e Bye, Bye Brasil, o capixaba começou cedo na música – embora formado em Arquitetura, foi deslizando nas cinco cordas do violão que abriu uma janela panorâmica na música brasileira.

Compositor de mais de 400 canções, em parcerias históricas com Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Aldir Blanc, Chico Buarque, João Donato e tantos mais, Menescal foi professor de muitos outros músicos (entre os quais Marcos Valle) e diretor musical/artístico da gravadora Polygram e de diversos selos.

E continua aberto a novo talentos, disposto a ouvir, descobrir e ajudar a divulgar as novas gerações.

Novas formações e arranjos

Os shows de setembro e outubro apresentam várias formações e mais de 100 novos arranjos.

Marcos Valle estará com Fernanda Takai, do Pato Fu, que gravou um disco em homenagem a Nara Leão, uma das mais importantes figuras da trajetória pessoal e profissional de Menescal).

Leia também:

VEJA COMO UMA CASA DE 105 ANOS NO AROUCHE VIROU UM ESPAÇO CULTURAL

ALTINO ARANTES VAI REABRIR COMO FAROL SANTANDER, UM ESPAÇO CULTURAL PRA AGITAR O CENTRO DE SÃO PAULO

 

Ivan Lins e Leila Pinheiro, expoentes da geração pós-bossa, formam mais uma dupla, assim como o saxofonista Leo Gandeman, o violonista Lula Galvão e Cris Delanno.

Outra noite traz Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore, atuando como cantora.

PROGRAMAÇÃO CCBB SP

21 de setembro: 13h – Menescal convida Ivan Lins e Leila Pinheiro

Ivan Lins e Leila Pinheiro se reúnem para lembrar inclusive os inícios de carreira que Menescal presenciou e ajudou a projetar. Em 1970, Menescal dirigiu a gravação de Elis Regina para Madalena. E Leila teve o dedo do amigo em Bênção Bossa Nova (de 1989).

22 de setembro: 20h – Menescal convida Simoninha e Sabrina Parlatore

Uma dupla diferente mostra como Menescal é uma influência democrática. Simoninha traz de volta o balanço do pai, Wilson Simonal, em clássicos como Balanço Zona Sul e Sá Marina. Já a apresentadora Sabrina Parlatore mostra o lado intérprete em canções revividas com a malemolência de jazz e blues – entre elas, Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

23 de setembro: 20h – Menescal convida Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno

A Bossa instrumental faz sua parada estratégica com o saxofonista carioca Leo Gandelman e o violonista brasiliense Lula Galvão para uma viagem em clássicos como Surf Board, de 1966. Voz de instrumento virtuose, a companheira constante – desde 1991 – Cris Delanno se junta a cordas e sopros.

24 de setembro: 20h – Menescal convida Marcos Valle e Fernanda Takai

Marcos Valle, ex-aluno e companheiro de estrada, faz uma viagem ao início da bossa nova em repertório que inclui composições de outros autores, como Carlos Lyra. Fernanda Takai coloca sua voz delicada a serviço do gênero que homenageou com o disco Pela luz dos olhos seus, uma celebração de Nara Leão.

Os ingressos já estão à venda neste link.

CCBB

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Tel. (11) 3113-3651