A Vida no Centro

Origens paulistanas

Vera Lucia Dias atua como guia cultural na cidade de São Paulo. Tem graduação em Turismo e pós em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselheira de Turismo, representou a Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato de Guias do Estado de São Paulo. Nascida no bairro da Mooca, publicou em 2008 “O Tupi em São Paulo Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos” pela editora Plêiade. Busca a reflexão sobre a presença Guarani nas aldeias da cidade.

Ruas Acaraú, Araquã e Avanhandava

Vera Lúcia Dias fala sobre a origem indígena e o significado dos nomes de três ruas da Bela Vista: Acaraú, Araquã e Avanhandava

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Por Vera Lucia Dias

Esse trecho da Bela Vista, bairro central de São Paulo, passou por transformações na década de 1920, com aberturas de ruas com denominações e numeração. Vários receberam nomes de origem tupi, que remetem a rios e a uma cachoeira do Estado de São Paulo.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

ACARAÚ – “tipo de peixe cascudo”. Uma rua com apenas quatro edifícios e próxima ao riacho Saracura ou atual avenida 9 de Julho. A ave pernalta com esse nome, saracura, denomina riacho que hoje circula submerso.

ARAQUÃ – ou Aracoam/Aracuã/Aracoã/Aracuam/Araquan, “uma ave semelhante ao jacu”. Rua em curva com algumas casas, nascentes, prédios e escolas, ligando a Acaraú à Avanhandava.

AVANHANDAVA – “lugar onde o homem passa correndo, saltando de correnteza forte”. Charmosa rua de belos restaurantes, recuperada pelo empresário Walter Mancini em 1980. Ela faz esquina com o Museu Judaico, desce sob o viaduto onde encontra-se uma importante floricultura, sobe novamente bucólica com extensa arborização e presença de algumas escolas, além de fazer esquina com a Araquã e a Acaraú. Finda na rua Paim.

Fontes:

CUNHA – Antonio Geraldo da Cunha, Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de origem Tupi.

DIAS – Vera Lucia, O Tupi em São Paulo

NAVARRO – Eduardo de Almeida, Dicionário Tupi Antigo

Dicionário de Ruas, Prefeitura de São Paulo.

Leia também: DE CAMPO REDONDO A CAMPOS ELÍSEOS: A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO BAIRRO PLANEJADO DE SÃO PAULO