Ruas Acaraú, Araquã e Avanhandava
Vera Lúcia Dias fala sobre a origem indígena e o significado dos nomes de três ruas da Bela Vista: Acaraú, Araquã e Avanhandava
Por Vera Lucia Dias
Esse trecho da Bela Vista, bairro central de São Paulo, passou por transformações na década de 1920, com aberturas de ruas com denominações e numeração. Vários receberam nomes de origem tupi, que remetem a rios e a uma cachoeira do Estado de São Paulo.
ACARAÚ – “tipo de peixe cascudo”. Uma rua com apenas quatro edifícios e próxima ao riacho Saracura ou atual avenida 9 de Julho. A ave pernalta com esse nome, saracura, denomina riacho que hoje circula submerso.
ARAQUÃ – ou Aracoam/Aracuã/Aracoã/Aracuam/Araquan, “uma ave semelhante ao jacu”. Rua em curva com algumas casas, nascentes, prédios e escolas, ligando a Acaraú à Avanhandava.
AVANHANDAVA – “lugar onde o homem passa correndo, saltando de correnteza forte”. Charmosa rua de belos restaurantes, recuperada pelo empresário Walter Mancini em 1980. Ela faz esquina com o Museu Judaico, desce sob o viaduto onde encontra-se uma importante floricultura, sobe novamente bucólica com extensa arborização e presença de algumas escolas, além de fazer esquina com a Araquã e a Acaraú. Finda na rua Paim.
Fontes:
CUNHA – Antonio Geraldo da Cunha, Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de origem Tupi.
DIAS – Vera Lucia, O Tupi em São Paulo
NAVARRO – Eduardo de Almeida, Dicionário Tupi Antigo
Dicionário de Ruas, Prefeitura de São Paulo.
Leia também: DE CAMPO REDONDO A CAMPOS ELÍSEOS: A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO BAIRRO PLANEJADO DE SÃO PAULO