Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca terá entrada grátis nos feriados de outubro e novembro

Entrada gratuita no dois prédios da Pinacoteca se estenderá até os fins de semana depois do feriado. Veja o que está em cartaz

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O sucesso de público registrado no final de semana de 7 de setembro, animou a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a liberar a entrada gratuita nos feriados prolongados de outubro e novembro.

A ideia é ampliar o acesso aos moradores de São Paulo e aos turistas que visitam a cidade nestes períodos e estimular a visitação às exposições em cartaz no museu, entre elas a retrospectiva de Di Cavalcanti.

Veja aqui matéria e fotos sobre a exposição de Di Cavalcanti.

Desta forma, não haverá cobrança na bilheteria dos prédios da Luz e Estação nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, além de 2, 3, 4 e 5 de novembro e 15, 16, 17, 18, 19, 20 do mesmo mês. Ou seja, a gratuita se estende aos fins de semana depois do feriado.

Nos dias 4 e 5 de novembro a Pina recebe o Mercado Manual, festival de artesãos, designers e pequenos produtores que têm seus projetos autorais criados manualmente e em pequena escala.

Veja aqui a programação completa do museu, um dos mais bonitos da cidade.

Pina_Luz

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século 19 até os dias de hoje. O acervo original foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.

Desde 2006 a Pinacoteca é administrada pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura. Atualmente realiza cerca de 30 exposições e recebe cerca 500 mil visitantes por ano.

Pina_Estação

Em 2004 a Pinacoteca incorporou o edifício do Largo General Osório que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana, e foi totalmente reformado para receber parte das exposições temporárias.

No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo criado na parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983. A instituição se dedica a preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano.

Estão no primeiro andar o Centro de Documentação e Memória e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais, com destaque para arte brasileira.

Serviço:

Pina_Luz

Endereço: Praça da Luz, 02 – Tel. 11 3324-1000
Horário: quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Acesso: bicicletário e estacionamento gratuito, estação Luz do metrô e da CPTM

Pina_Estação

Endereço: Largo General Osório, 66 – Tel. 11 3335-4990
Horário: quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Acesso: estacionamento pago: Rua Mauá, 51 – Todos os dias, das 6h às 22h. Estação Luz do metrô e da CPTM

Leia também: São Paulo não é uma cidade: orgulho e constrangimento na exposição do Sesc 24 de Maio

Conheça os bares que estão agitando a noite na Galeria Metrópole