A Vida no Centro

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

13 de maio: Dia da Abolição para quem?

A resposta pode estar no caminho das ruas, guiada por outros olhares e com disposição para chegar a novos lugares

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O dia 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada? Dias atrás, a newsletter do pessoal da Diáspora Black me chamou a atenção pois questionava o dia-marco da Abolição da Escravatura e a assinatura da Lei Áurea. Eles diziam: “no dia seguinte à abolição, a vida seguiu com muitas dores e alguma esperança. Mas com a nítida certeza de que a luta continuaria. Até hoje.

É sempre um ponto de inflexão contrastar aquilo que aprendemos na escola com a(s) história(s) contada(s) sob outros pontos de vista. E uma das melhores formas de fazer isso é entrando em contato com os lugares onde a história aconteceu. No CalçadaSP, costumamos dizer que a forma como nos relacionamos com a cidade ao caminhar é resultado de um misto de experiências sensoriais e racionais, o que potencializa a reflexão sobre aquilo que nos afeta.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Pensando nisso, recomendo muito a programação especial preparada este ano pela Diáspora Black, em parceria com o Guia Negro e diversos guias e organizações parceiras para destacar e valorizar o lado negro dessa história.

A programação estará presente em diferentes cidades do Brasil. Em São Paulo, no dia 14 de maio (sábado) oferecem a Caminhada São Paulo Negra para resgatar as histórias negras que estão por toda a cidade, no centro e em todos os bairros (inclusive na Liberdade e no Bixiga).

Durante o percurso de 3,5 quilômetros acontece o resgate dos lugares e os personagens negros da cidade que foram sendo invisibilizados ao longo dos anos. “É hora de conhecer nossa versão da história para darmos mais passos rumo à reparação e à igualdade!

Data: 14 mai 22 (dom), das 10h às 12h

Valor: R$ 60,00

Local: Ponto de encontro na Praça da Liberdade, 238 – Liberdade, São Paulo

Já no domingo, dia 15 de maio, das 12h às 18h, vai ter um combo cultural especial com a presença de Nduduzu Siba, cantora e professora de dança da etnia Zulu da África do Sul. Nduduzu tem uma história peculiar, tornando-se artista durante período de cárcere através de um programa para detentas. Hoje ela ainda luta pela sua permanência no Brasil (campanha #nduduzufica)

O combo cultural do domingo começa com um almoço afetivo, preparado por Nduduzo com o prato canjica cremoso com guisado de carne (em Zulu: Istambu ne nyama yenkomo) normalmente preparado para dias de clima frio. Em um post no Instagram, Nduduzo declarou que “às vezes, o corpo e a alma precisam apenas de uma refeição que lhe dê calor e sensação de casa”, e, para ela, esse prato a faz sentir como se estivesse novamente na cozinha da sua avó, na África do Sul, 

O almoço acontece no ESPAÇO CULTURAL CANTO NEGRO e será embalado por um pocket show conduzido pela própria Nduduzo. Lembrando que no espaço também é possível apreciar um mix cultural e a Primeira Mostra de Curtas sobre Dança Zulu.

E dá para chegar lá caminhando, basta pegar o metrô na linha vermelha – por exemplo, na Estação Anhangabaú e descer na estação Guilhermina Esperança pois o Espaço Cultural Canto Negro é bem coladinho.

Jantar: Canjica, Guisado de carne bovina, verduras e especiarias

Opção vegetariana: Canjica, cogumelo com couve refogada, verduras e especiarias

Atração Cultural: Pocket Show com Nduduzo Siba

Data: 15 mai 22 (dom), das 12h às 18h

Valor: R$ 35,00 (almoço + Pocket Show) – Comprovante e a sua escolha entre VEGETARIANO OU CARNE por meio do PIX nduduzosiba@gmail.com

Local: Espaço Cultural Canto Negro, Rua Barra do Jequitaí, 100 – Vila Granada – ao lado da estação Guilhermina Esperança do metrô.

Leia também: CHAGUINHAS, MOISE E OS AFLITOS