A Vida no Centro

Denize Bacoccina

Blog da Denize Bacoccina

Denize Bacoccina é jornalista e especialista em Relações Internacionais. Foi repórter e editora de Economia e correspondente em Londres e Washington. Cofundadora do projeto A Vida no Centro, mora no Centro de São Paulo. Aqui é o espaço para discutir a cidade e como vivemos nela.

Cultura online pegou, mas as pessoas ainda querem o presencial

Pesquisa do Itaú Cultural e do Datafolha mapeia o consumo de cultura online na pandemia

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

A pandemia deu um novo impulso às atividades online, criou novas formas de arte, como o teatro digital, permitiu ver obras de arte em museus do outro lado do planeta, assistir a shows intimistas de dentro da casa dos artistas e até aprender coisas novas nos mais variados cursos online. Esses hábitos adquiridos em 2020 devem continuar a fazer parte da rotina dos brasileiros mesmo quando todas as atividades forem retomadas. Mas as pessoas estão ávidas pela volta das interações sociais.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

A pesquisa Hábitos Culturais II, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e pelo Datafolha e divulgada nesta quinta-feira, 22 de julho, mostra que, embora tenham a intenção de continuar com o consumo de cultura online, a maior parte das pessoas sente muita falta do contato presencial e vai preferir um evento físico se tiver esta opção.

Diante da oferta simultânea de shows de música ao vivo e online, 62% escolheriam o presencial. Para apresentações de circo, teatro ou dança e de apresentações infantis a preferência pelo presencial é de 64%. É grande também a adesão ao presencial para aulas e oficinas de (65%), além de exposições e museus (63%). O contato pessoal foi citado por 37% dos entrevistados para preferir as atividades presenciais, enquanto 13% citaram que consideram mais emocionante e 10% querem justamente sair da frente do computador.

Mas isso não significa abandonar as atividades online. 25% dos que preferem o online citam comodidade, flexibilidade e horário e 13% falam sobre a segurança, incluindo a preservação da saúde.

Algumas atividades tiveram crescimento bastante acentuado neste ano, em comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro de 2020. O consumo de apresentações de teatro, dança e música dobrou, de 20% para 40% dos entrevistados. Os podcasts também tiveram alta forte, confirmando a tendência crescente de consumo de áudio. Em setembro do ano passado, 24% disseram estar ouvindo podcasts. Agora, este número passou para 39% dos entrevistados.

Aumentou também o número de pessoas que se conectam todos os dias. De 71% em 2020 para 76% agora.

O consumo de música e de filmes e séries, atividades mais realizadas nessa vida pandêmica online continuou a crescer. O consumo de música online aumentou de 74% para 79% e o de filmes e séries de 68% para 75% entre 2020 e 2021. Vem crescendo também a leitura de livros digitais (de 36% para 40%) e os cursos livres (de 35% para 41%).

Mudança de longo prazo

Um dos pontos mais interessantes da pesquisa e que mostra como de fato a pandemia mudou a nossa vida para sempre, tornando-a híbrida (ou phygital, mistura de mundo físico com digital), é demonstrado este dado: 80% dos que assistiram a apresentações de teatro, música e dança online pretendem seguir com a prática mesmo após a reabertura dos teatros. Entre os espectadores de apresentações infantis, o índice é de 81%.

Mas não para tudo

Por outro lado, os webinars, que estouraram logo no início da pandemia, perderam espaço no dia a dia dos brasileiros. Em 2020, 30% dos entrevistados assistiam a webinars. Agora, são 23%. Visitas online a exposições e museus também recuaram de 16% no ano passado para 11% agora.

E o mais importante: acessibilidade

72% dos entrevistados contaram que as atividades online permitiram acesso a atividades culturais que, de outra forma, não seriam experimentadas. Na pesquisa de 2020, o índice tinha sido de 67%.

Leia também: NOVA RELAÇÃO COM O ESPAÇO PÚBLICO É UMA DAS TENDÊNCIAS PARA 2021, APONTA ESTUDO A VIDA NO CENTRO