Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Neste sábado, dia 7 de maio, acontece o primeiro evento da Janes Walk SP no Centro de São Paulo. É a volta às ruas
Neste sábado, dia 7 de maio, acontece o primeiro evento da Janes Walk SP no Centro de São Paulo. É a volta às ruas
Por Wans Spiess
A vida acontece dentro e fora! Esse foi um dos principais aprendizados dos tempos reclusos impostos pelo Covid-19. Privados da mobilidade e do acesso aos espaços compartilhados, fomos obrigados a (re)inventar os nossos lares para aguardar a tão almejada volta do ir e vir pelas ruas da cidade. Há tempos Jane Jacobs já refletia sobre tudo isso.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Você sabe quem foi Jane Jacobs? Escritora e ativista norte-americana, Jacobs defendia a observação empírica da participação das pessoas no espaço urbano – uma sabedoria intuitiva tão valiosa quanto qualquer conhecimento técnico. Para ela, não há como pensar a cidade a não ser pela relação intrínseca entre rua – pessoas – e edificações. Seu livro Morte e Vida de Grandes Cidades (1961) é considerado um ponto de virada para o planejamento urbano focado na perspectiva humana.
Jane Jacobs aproveitava a rua tanto quanto a vida entre paredes. Adorava beber Gibsons, principalmente se preparados pelo seu marido Bob em reuniões com os amigos. O Gibson é um primo do Dry Martini, super popular em Nova Iorque. O White Horse Tavern no Village era o bar preferido de Jane Jacobs, e existe até hoje. Lá o Gibson é servido com um tomatinho grelhado ao lado da clássica cebolinha em conserva que é a marca registrada do drinque.
Em 2020, o Eugênia Bar, em São Paulo, interpretou o Gibson com gim, vermute seco, jerez fino e umami bitters artesanal. As blueberries flambadas no gim e a cebolinha da guarnição harmonizam bem com o jerez. É para ser bebido bem gelado, mas sem pedras de gelo, numa elegante taça de cristal. O novo drinque foi batizado de Jane Jacobs em homenagem a essa jornalista e ativista que mudou a forma como enxergamos as nossas cidades. E tem mais : o Jane Jacobs é uma parceria onde parte das vendas do drinque vai para o FICA, organização que valoriza o lar e promove a moradia acessível no centro de São Paulo.
Também para homenagear Jane Jacobs, no mês de maio acontecem as Jane’s Walks – uma série mundial de passeios a pé organizados anualmente de forma voluntária durante o primeiro final de semana do mês, aproximando-se do dia do seu aniversário (4 de maio). Eu, Wans Spiess, aqui do CalçadaSP, sou a organizadora da Jane’s Walk São Paulo desde 2019, sempre com o valioso apoio do A Vida no Centro.
Em 2021, restritos mais uma vez da saídas às ruas, resolvemos juntar as homenagens e criamos para o Jane’s Walk São Paulo o Bar Virtual da Jane: sob encomenda, garrafinhas da bebida original foram entregues nas casas em um kit com apetrechos e instruções para montagem no drink. Numa sexta-feira à noite, realizamos um brinde virtual regado com conversas sobre nossa musa inspiradora.
Jane’s Walk 2022
Para o Jane’s Walk São Paulo 2022, resolvemos manter essa parceria de sucesso. O Eugênia reinterpretou o drink, adaptando-o para um Gin Tônica. Ficam o umami bitters e as blueberries e entra o toque de refrescância proporcionado pela água tônica geladíssima e as pedras de gelo adicionadas ao copo, para que seja possível aproveitá-lo na calçada.
Na calçada? Isso mesmo! Vamos celebrar a volta às ruas com mais um parceiro: o À Mercê. A paixão pela gastronomia e também pelo centro de São Paulo uniu os amigos Marco Aurélio Braga e Damien Lamquet que escolheram um dos prédios mais emblemáticos da Praça da República, o Edifício São Nicolau, para botar de pé um sonho comum. Previsto para ser inaugurado no fim de maio, o empório terá como foco alguns dos melhores produtos artesanais brasileiros, como queijos, embutidos, cafés, vinhos, cachaças, azeites e tudo mais o que nosso ótimo terroir tem a oferecer.
Com uma arquitetura que mistura referências das antigas mercearias e elementos industriais mais modernos, o espaço funcionará também como cafeteria dedicada aos grãos especiais. E, nas noites de quinta a sábado, o pequenino espaço do subsolo, onde os queijos são maturados, funcionará também como bar de vinhos. Esse ambiente atenderá somente doze pessoas por vez, ao estilo dos speakeasies americanos da década de 1930.
Antes mesmo de inaugurar, o À Mercê abre as portas para o CalçadaSP e A Vida No Centro, para o Fica e o Eugênia, e para todos aqueles que, como nós e Jane Jacobs, valorizam a ocupação dos espaços públicos, a cidade viva e pulsante e, em especial, o Centro de São Paulo.
Venha caminhando e aprecie o passeio … drinks e comidinhas estarão te aguardam no local no próximo sábado, dia 7 de maio, a partir das 16h.
E vale lembrar: esse é apenas o esquenta para outros eventos no mês do Jane’s Walk. Fique ligado na programação!
Jane’s Walk 2022 – Esquenta
Data: Sábado, 07 de maio
Horário: 16h00
Local: À Mercê – Praça da República, 119
Planejamento: Wans Spiess #quercaminharcomigo
Realização: CalçadaSP
Parceiros: FICA , Eugênia Bar , d’À Mercê.
Apoio: A Vida No Centro
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup