A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Jane’s Walk 2022 – Para celebrar a volta às ruas

Neste sábado, dia 7 de maio, acontece o primeiro evento da Janes Walk SP no Centro de São Paulo. É a volta às ruas

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Neste sábado, dia 7 de maio, acontece o primeiro evento da Janes Walk SP no Centro de São Paulo. É a volta às ruas

Por Wans Spiess

A vida acontece dentro e fora! Esse foi um dos principais aprendizados dos tempos reclusos impostos pelo Covid-19. Privados da mobilidade e do acesso aos espaços compartilhados, fomos obrigados a (re)inventar os nossos lares para aguardar a tão almejada volta do ir e vir pelas ruas da cidade. Há tempos Jane Jacobs já refletia sobre tudo isso.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Você sabe quem foi Jane Jacobs? Escritora e ativista norte-americana, Jacobs defendia a observação empírica da participação das pessoas no espaço urbano – uma sabedoria intuitiva tão valiosa quanto qualquer conhecimento técnico. Para ela, não há como pensar a cidade a não ser pela relação intrínseca entre rua – pessoas – e edificações. Seu livro Morte e Vida de Grandes Cidades (1961) é considerado um ponto de virada para o planejamento urbano focado na perspectiva humana.

Jane Jacobs aproveitava a rua tanto quanto a vida entre paredes. Adorava beber Gibsons, principalmente se preparados pelo seu marido Bob em reuniões com os amigos. O Gibson é um primo do Dry Martini, super popular em Nova Iorque. O White Horse Tavern no Village era o bar preferido de Jane Jacobs, e existe até hoje. Lá o Gibson é servido com um tomatinho grelhado ao lado da clássica cebolinha em conserva que é a marca registrada do drinque.

Em 2020, o Eugênia Bar, em São Paulo, interpretou o Gibson com gim, vermute seco, jerez fino e umami bitters artesanal. As blueberries flambadas no gim e a cebolinha da guarnição harmonizam bem com o jerez. É para ser bebido bem gelado, mas sem pedras de gelo, numa elegante taça de cristal. O novo drinque foi batizado de Jane Jacobs em homenagem a essa jornalista e ativista que mudou a forma como enxergamos as nossas cidades. E tem mais : o Jane Jacobs é uma parceria onde parte das vendas do drinque vai para o FICA, organização que valoriza o lar e promove a moradia acessível no centro de São Paulo.

Também para homenagear Jane Jacobs, no mês de maio acontecem as Jane’s Walks – uma série mundial de passeios a pé organizados anualmente de forma voluntária durante o primeiro final de semana do mês, aproximando-se do dia do seu aniversário (4 de maio). Eu, Wans Spiess, aqui do CalçadaSP, sou a organizadora da Jane’s Walk São Paulo desde 2019, sempre com o valioso apoio do A Vida no Centro.

Em 2021, restritos mais uma vez da saídas às ruas, resolvemos juntar as homenagens e criamos para o Jane’s Walk São Paulo o Bar Virtual da Jane: sob encomenda, garrafinhas da bebida original foram entregues nas casas em um kit com apetrechos e instruções para montagem no drink. Numa sexta-feira à noite, realizamos um brinde virtual regado com conversas sobre nossa musa inspiradora.

Jane’s Walk 2022

Para o Jane’s Walk São Paulo 2022, resolvemos manter essa parceria de sucesso. O Eugênia reinterpretou o drink, adaptando-o para um Gin Tônica. Ficam o umami bitters e as blueberries e entra o toque de refrescância proporcionado pela água tônica geladíssima e as pedras de gelo adicionadas ao copo, para que seja possível aproveitá-lo na calçada.

Na calçada? Isso mesmo! Vamos celebrar a volta às ruas com mais um parceiro: o À Mercê. A paixão pela gastronomia e também pelo centro de São Paulo uniu os amigos Marco Aurélio Braga e Damien Lamquet que escolheram um dos prédios mais emblemáticos da Praça da República, o Edifício São Nicolau, para botar de pé um sonho comum. Previsto para ser inaugurado no fim de maio, o empório terá como foco alguns dos melhores produtos artesanais brasileiros, como queijos, embutidos, cafés, vinhos, cachaças, azeites e tudo mais o que nosso ótimo terroir tem a oferecer.

Com uma arquitetura que mistura referências das antigas mercearias e elementos industriais mais modernos, o espaço funcionará também como cafeteria dedicada aos grãos especiais. E, nas noites de quinta a sábado, o pequenino espaço do subsolo, onde os queijos são maturados, funcionará também como bar de vinhos. Esse ambiente atenderá somente doze pessoas por vez, ao estilo dos speakeasies americanos da década de 1930.

Antes mesmo de inaugurar, o À Mercê abre as portas para o CalçadaSP e A Vida No Centro, para o Fica e o Eugênia, e para todos aqueles que, como nós e Jane Jacobs, valorizam a ocupação dos espaços públicos, a cidade viva e pulsante e, em especial, o Centro de São Paulo. 

Venha caminhando e aprecie o passeio … drinks e comidinhas estarão te aguardam no local no próximo sábado, dia 7 de maio, a partir das 16h

E vale lembrar: esse é apenas o esquenta para outros eventos no mês do Jane’s Walk. Fique ligado na programação!

Jane’s Walk 2022 – Esquenta

Data: Sábado, 07 de maio

Horário: 16h00

Local: À Mercê – Praça da República, 119

Planejamento: Wans Spiess #quercaminharcomigo

Realização: CalçadaSP

Parceiros: FICA , Eugênia Bar , d’À Mercê.

Apoio: A Vida No Centro