A Vida no Centro

Tayana Santos

Pílulas Paulistanas

Paulistana, Tayana Santos é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em marketing. Atuou mais de dez anos na área de comunicação em empresas multinacionais e Museu de Arte moderna de São Paulo. Morou em Chicago e Washington DC (EUA). Em 2017, mudou o rumo da sua carreira e tornou-se guia de turismo, com objetivo de mostrar os detalhes e locais que passam despercebidos até pelos moradores da cidade. Aqui, compartilha suas “Pílulas Paulistanas” com curiosidades sobre São Paulo.

Lanternas Japonesas, um símbolo do bairro da Liberdade

As lanternas japonesas se tornaram um símbolo do bairro da Liberdade, o maior bairro oriental do Brasil

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Que a cultura japonesa hoje se encontra misturada à cultura do Brasil, nós já sabemos, certo? Você já parou para pensar porque existem lanternas japonesas que decoram as ruas de um bairro em São Paulo? Como os japoneses chegaram até aqui? 

A imigração japonesa para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos. O início da caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas. Antes disso, muitos deles eram direcionados para as lavouras no interior do estado de São Paulo.

Com o passar do tempo, alguns japoneses foram se habituando a viver na cidade e atividades comerciais com o estilo japonês começaram a surgir ali, como hospedarias, uma casa que fabricava tofu (queijo de soja), outra que fabricava manju (doce japonês) e também uma agência de emprego. O resultado de décadas dessa influência é o que pode ser observado hoje: a Liberdade é um pedaço do Japão na maior cidade da América do Sul.

Um dos principais cartões postais do bairro, são as famosas lanternas japonesas que remete ao estilo oriental e foram instaladas na década de 70. Em 1973, a Liberdade foi vencedora do concurso de decoração de ruas das festas natalinas.

As lanternas enfeitam as ruas e dão um charme exclusivo para o entorno. Sendo um dos principais cartões postais da cidade. Atualmente, o bairro é conhecido como um ponto turístico de São Paulo. O local deixou de ser um reduto exclusivo dos japoneses. Muitos deixaram de residir na região, mantendo apenas seus estabelecimentos comerciais. Com isso, o bairro passou a ser procurado também por chineses e coreanos, o que fez com que o bairro não fosse apenas conhecido como o “bairro japonês”, mas também como o “bairro oriental” de São Paulo.

Confira no vídeo abaixo detalhes da origem e significados deste símbolo que é tão importante: Lanterna Japonesa.

Leia também:

CONHEÇA O LARGO DA MEMÓRIA, MARCO NA URBANIZAÇÃO DE SÃO PAULO