Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Organizado em São Paulo pelo A Vida no Centro, festival está com inscrições abertas para voluntários e proponentes para as atividades, que vão de aulas e palestras a experiências presenciais e oficinas culturais
O Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day, festival colaborativo que é celebrado em abril simultaneamente em dezenas de cidades do mundo, está com as inscrições abertas para quem quer realizar atividades nos três dias do evento, dias 20, 21 e 22 de abril. As inscrições estão abertas até o dia 18 de março, e podem ser feitas neste link.
O festival é realizado em todo o mundo e, neste ano, estará presente em 130 cidades de 19 países. Em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceira a plataforma A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo.
O lema deste ano, o quinto do festival, é Celebrar a Vida, no sentido de juntar forças para seguir em frente após os dois anos de pandemia e construir um futuro melhor, mais colaborativo, mais diverso e menos desigual. O festival terá formato híbrido, com atividades online e outras presenciais, em locais fechados e ao ar livre. A limitação de público e ocupação dos espaços vai depender do momento da pandemia naquela data.
As atividades devem seguir o tema de criatividade e inovação. Mas do que estamos falando exatamente? O conceito é amplo porque a ideia é esta mesmo, mostra que a inovação não é uma característica exclusiva de empresas de tecnologia, mas pode estar em todos os lugares. O pensamento inovador pode ser aplicado numa grande empresa ou nas criações de um artista. A criatividade é inerente ao ser humano, e pode ser aplicada em várias escalas e em todos os tipos de atividades.
Festival colaborativo
O festival é colaborativo e realizado com a participação de voluntários e parceiros que ajudam a organizar e a montar a programação. As atividades se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. E as atrações ficam a critério da criatividade dos proponentes: uma palestra, um debate, uma apresentação musical, um tour, teatro, uma aula de jardinagem, ou uma oficina de compostagem, apenas para citar alguns exemplos.
“Entendemos que a inovação pode estar em qualquer lugar, por isso a programação é bem ampla e depende da criatividade de cada proponente”, diz Denize Bacoccina, cofundadora do A Vida no Centro e líder da edição São Paulo junto com Clayton Melo.
“A inovação e a criatividade são potencializadas pela colaboração e a inteligência coletiva. E o papel do festival é facilitar esse processo, conectando as mentes criativas e estimulando novas ideias e comportamentos”, diz Clayton Melo, cofundador do A Vida no Centro e líder em São Paulo.
As atividades serão realizadas em três espaços distintos, e concentradas cada dia em um local. No dia 20, a programação será no Learning Village, hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas, na Vila Madalena. No dia 21, feriado, o local será a Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo. Haverá atividades na própria praça, na SP Escola de Teatro e no Cine Bijou, que também ficam na Praça Roosevelt. No dia 22, as atividades se concentram no Ecoe Coworking, coworking que fica na Rua Barão de Tatuí, na Santa Cecília e que além de um espaço de trabalho é um ponto de encontro da comunidade, com livraria e espaço ao ar livre.
Como participar
Se você quer fazer parte da realização do maior festival colaborativo de criatividade do mundo em São Paulo, basta acessar o site do World Creativity Day ouenviar e-mail para contato@avidanocentro.com.br e se inscrever até o dia 18/03/2022. É possível se inscrever como voluntário, para ajudar na organização, ou como inspirador, que são as pessoas que propõe atividades. Anfitriões são os espaços onde as atividades serão realizadas. Parceiros e patrocinadores interessados em aliar suas marcas ao Dia Mundial da Criatividade e viabilizar suas atividades podem entrar em contato pelo e-mail contato@avidanocentro.com.br.
Sobre o World Creativity Day
O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico.m nosso século.
O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.
O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.
Sobre a plataforma A Vida no Centro
Plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo fundada em 2017. Finalista do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020, uma das mais prestigiadas e importantes premiações do setor cultural, criada em 1950, A Vida no Centro é a principal referência em conteúdo para engajar a cidade e mostrar a face inovadora e criativa no coração da metrópole. Atua por meio de um portal, projetos de conteúdopara marcas (webséries, podcasts e newsletter, entre outros formatos), eventos (debates e culturais), palestras e workshops de inovação para empresas sobre comportamento urbano e experiências no Centro de São Paulo. É responsável pelo Festival A Vida no Centro, evento de inovação urbana e cultura com shows, tours históricos e arquitetônicos, feira criativa e debates (edições 2019 e 2020).
Leia também: DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE EM SÃO PAULO SERÁ REALIZADO NOS DIAS 20, 21 E 22 DE ABRIL
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup