A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Festival Path 2019 será na Paulista e tem A Vida no Centro como cocuradora

Com curadoria A Vida no Centro em painéis sobre o Centro de São Paulo, Festival Path 2019 terá shows, feira gastronômica, festas e mostra de filmes; veja os detalhes

O Festival Path 2019, maior e mais diverso festival de inovação e criatividade do País, será realizado neste fim de semana, dias 1 e 2 de junho, e tem A Vida no Centro como parceira e uma das curadoras. Será a 7º edição do evento, que pela primeira vez será realizado na Avenida Paulista.

Ao todo, serão cerca de 600 palestrantes/debatedores e um público estimado em 20 mil pessoas. Além de palestras, o evento também terá gastronomia, festas, feira gamer, startups, shows e mostra de filmes.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

As atividades acontecem simultaneamente em sete espaços da região da Paulista, num formato ideal para se transitar a pé: Hotel Maksoud Plaza, Clube Homs, Hotel Tivoli Mofarrej, Reserva Cultural, Praça Alexandre de Gusmão, Casa das Rosas e Riviera Bar. “Para crescer com qualidade e fidelidade aos nossos propósitos, fomos atrás de um novo circuito de espaços para a edição de 2019”, conta Rafael Vettori, sócio d’O Panda Criativo, empresa que criou e organiza o festival. Até o ano passado o festival era realizado em Pinheiros.

Painéis sobre o Centro de São Paulo no Festival Path 2019

Pelo segundo ano A Vida no Centro levará para o palco do festival discussões sobre o Centro de São Paulo e tendências urbanas. Com curadoria dos fundadores da plataforma, Clayton Melo e Denize Bacoccina, os painéis vão abordar o poder da diversidade do Centro de São Paulo e a importância da arte como propulsora da inovação no Centro.

“Na elaboração dos painéis deste ano, focamos em duas vertentes marcantes na consolidação do Centro como um polo de economia criativa: a diversidade e a arte”, afirma Clayton, que vai para sua quinta edição como um dos curadores do Path. “A diversidade sempre foi uma característica do Centro, mas isso agora está sendo revigorado com a chegada de uma nova onda de imigrantes que está enriquecendo a cultura da cidade”, afirma Denize.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Além das palestras e workshops exclusivos para quem tem ingresso, o Festival Path oferece à população uma ampla programação gratuita nos dois dias do evento. É o caso de dezenas de shows na Praça Alexandre de Gusmão e no Riviera Bar. A mostra de filmes, por sua vez, será feita em parceria com o Festival Finos Filmes, de documentários. Há ainda atividades como a Feira Gastronômica, com praças de alimentação ao ar livre e festas ao final de cada dia, entre outras.

Para adquirir ingresso e obter mais informações, acesse o site do Festival Path 2019.

E veja abaixo mais detalhes sobre os painéis A Vida no Centro no Festival Path 2019:

Painel 1 – A arte como propulsora da inovação no Centro de São Paulo

Data: 1º de junho
Horário: 9h45 às 10h45
Local: Hotel Tivoli Mofarrrej, Sala Bela Vista
Alameda Santos, 1437

O Centro de São Paulo é o palco onde a riqueza cultural da cidade se manifesta em sua maior intensidade. E os artistas – das mais variadas expressões – não só representam a multiplicidade de cores, vozes e sentimentos da metrópole do século XXI como também têm exercido um papel fundamental na retomada do Centro. Quem são os empreendedores, coletivos e artistas que estão transformando o Centro, ocupando pontos antes degradados ou esquecidos e ajudando a ressignificar a região central e dando vazão uma produção artística rica, diversificada e poderosa?

Participantes:

Vera Santana – É responsável pela produção-executiva do Festival Feira Preta. Especializada em gestão de projetos pela USP e com graduação em eventos culturais, atua há 20 anos na área de cultura. Também é curadora da Associação Cultural Cecília e sócia da Daterra Cultural, produtora especializada em projetos e políticas culturais.

Laura Marongoni – Atua desde o ano 2000 no setor cultural. É gestora especializada na criação e desenvolvimento de estratégias para a realização de projetos para instituições, empresas, galerias e projetos independentes nacionais e internacionais. Nos últimos anos direcionou a sua atuação para as relações entre os universos artístico e social e a mediação em iniciativas que combinem a atuação corporativa e cultural, além da facilitação do contato cultural entre o Brasil e o exterior.

Rosenildo Ferreira (mediação) – Empreendedor social, maker, consultor em diversidade e jornalista, Rosenildo atuou em grandes redações (Correio Braziliense, Estadão e IstoÉ DINHEIRO) e foi eleito por três vezes (2014, 2015 e 2016) um dos “Mais Admirados Jornalistas Brasileiros”. Como empreendedor, cofundou duas startups: o portal de notícias 1 Papo Reto, baseada em SP, e a Holding Social Vale do Dendê, situada em Salvador e que comanda uma aceleradora de negócios de impacto, uma consultoria e uma escola de inovação, empreendedorismo e diversidade.

Painel 2 – O Centro é de todes: o poder transformador da diversidade do Centro de São Paulo

Data: 1 de Junho
Horário: 13h00 – 14h00
Local: Hotel Tivoli Mofarrej, Sala Liberdade
Alameda Santos, 1437

O Centro de São Paulo tem na diversidade uma de suas características principais. Diversidade de gênero, identidades, estilos, origens e também social. É uma região, por exemplo, com forte tradição LBGT e que agora recebe uma nova onda de imigrantes de diferentes partes do mundo. Como eles estão transformando a sociedade? Como criar pontes entre pessoas em situação de refúgio, trans, consumidores, parceiros de negócio e empresas para integrar a todos no ecossistema da cidade?

Participantes:

Márcia Daylin – É artista e foi a primeira bailarina trans a se formar no Teatro Municipal de São Paulo. É atriz da companhia de teatro Os Satyros e musa do bloco de carnaval de São Paulo Acadêmicos do Baixo Augusta.

Maria Nilda Rodrigues – É formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional e idealizadora do projeto Deslocamento Criativo, conectando refugiados à economia criativa. Também atua na gestão de projetos socioculturais. Estudou História da Arte, História Oral e Contação de Histórias, entre outros temas. Foi cofundadora da ONG BibliASPA, onde atuou na área de Comunicação e de Desenvolvimento Institucional.

Salim Mhanna – Formado na Faculdade de Comunicação e Arte de Damasco, na Síria, trabalhou em diversos canais de televisão no Oriente Médio, Japão e na Europa. Já foi filmmaker e lançou a primeira plataforma On Demand no Oriente Médio. É sócio do Bab, bar multicultural que fica na Praça Roosevelt.

Denize Bacoccina (mediação) – É jornalista e cofundadora da startup de impacto social A Vida no Centro. Formada pela Puccamp e com especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Trabalhou em veículos como Correio Popular, O Estado de S. Paulo, BBC, Istoé Dinheiro e EBC. Foi correspondente em Londres e Washington e fez coberturas em dezenas de países. Foi superintendente executiva de agências e conteúdo digital da EBC e country manager da agência de vídeo internacional Ruptly.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro