Virada Cultural 2019 tem Caetano, Criolo e festas de rua no Centro. Veja programação
Evento será realizado entre os dias 18 e 19 de maio e terá 1,2 mil atrações, para um público estimado de 5 milhões de pessoas
A Virada Cultural 2019 em São Paulo será a maior já realizada até agora, com 1,2 mil atividades gratuitas em todas as regiões da cidade, entre os dias 18 e 19 de maio de 2019. Boa parte dessas atrações, claro, será realizada no Centro de São Paulo, com shows no Anhangabaú, na República, em frente ao Copan, no Largo São Bento e na Rua Cásper Líbero, além de um palco na Praça da Sé e festas ao ar livre na Praça das Artes e em vários pontos do calçadão, tanto no Centro Histórico quanto na região da República.
Entre as atrações, estão shows de Caetano Veloso, com seus filhos, no palco montado no Anhangabaú. O mesmo palco receberá também Criolo, na madrugada, e Anitta, no início da tarde de domingo. No Copan, o palco Itamar 70, em homenagem a Itamar Assunção, traz Zélia Duncan, André Abujamra, Anelis Assumpção, Tulipa Ruiz e Arrigo Barnabé, entre outros.
A programação também conta com Pabllo Vittar, Aline Barros, Naiara Azevedo, Lucas Lucco, Anavitoria, Rincon Sapiência + ÀTTØØXXÁ, Ludmilla, Maria Rita, Vitor Kley, Emicida, Karol Conká, Grande Encontro (Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo), Preta Gil, Nação Zumbi, É O Tchan, Jojô Todynho, Céu+ Tropkillaz, Angela Ro Rô, Baco Exu do Blues, Demônios da Garoa, Sepultura e Moraes Moreira.
A estreia do programa de música nas sacadas, com opções de música brasileira, rock, ópera e serestas; o palco que celebra os 70 anos de Itamar Assumpção, apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, da Jazz Sinfônica e de Hamilton de Holanda completam o roteiro das atrações musicais imperdíveis do festival, além de atrações surpresa, que serão anunciadas no dia 12 de maio.
Gastronomia
A Virada Cultural deste ano conta ainda com a participação de mais de 20 restaurantes e bares tradicionais do Centro com programação estendida noite adentro, como o La Casserole, A Casa de Porco, Barouche, Orfeu, Casa da Mortadela, Bar da Dona Onça, Esther Rooftop, Ponto Chic, Ramona e Drosophyla Bar, além de praças de alimentação temáticas, food e beer trucks. Saiba mais sobre a programação de gastronomia neste link.
Palcos do Centro
Ao todo são 35 palcos, sendo 27 no Centro. A região recebe ainda23 festas. Ao todo, são 200 tendas e cinco trios elétricos no Centro.
Os palcos do Centro são Cásper Líbero – Pop, República da Diversidade, Coreto das Drags, Arouche – Brega, Rio Branco – Rock, Copan – Itamar 70, Dom José Gaspar – Cultura Popular, São João – MPB/ Samba, Paissandu – Piolin, Paissandu – Picolino, Boulevard dos Palhaços, Paissandú – Circo, Anhangabaú – Plural, Barão de Limeira – Discos, Bráulio Gomes – Choro, Itapetininga – Brasil 360, Patriarca – Experimenta, São Bento – Rap, São Bento – Berço Hip Hop, Pateo do Collegio – Instrumental, Luz – Sertanejo, Sé – Música Cristã, Roosevelt – Arte na Praça, Olido 70+, Theatro Municipal Multicultural, Camara Municipal – Cultural e Mercado Municipal – Samba, além de Cortejos Carnavalescos, Festas e Gastronomia.
Veja aqui a programação em cada palco.
Teatro e dança
Além da música, diversas linguagens integram a programação. A atriz Andréa Beltrão interpreta “Antígona”, no Theatro Municipal, e a mostra de teatros independentes oferece espetáculos como “Roda Viva”, no Teatro Oficina; “Jardim das Cerejeiras”, do Grupo Tapa, e “A Alma Imoral”, monólogo com a atriz Clarice Miskier.
Para os amantes da dança há várias opções: a bailarina Morena Nascimento apresenta-se com o músico Benjamin Taubkin (Patteo do Collegio); as comissões de frente acompanhadas das baterias de escola de samba desfilam na Avenida Cásper Líbero.
A Virada traz ainda Batalha do Passinho (15 de Novembro), ocupação “A Rua é Clássica” com bailarinas de ponta (Viaduto do Chá) e Corpos Suspensos. Destaque ainda para o palco aéreo de circo da Cia.K, além de cortejos como Ilu Oba de Min com o Ilê Ayê; Tarado ni Você e Casa Comigo.
Clique aqui para ver a programação completa.
Virada Cultural em 250 pontos
A 15ª edição da Virada Cultural será realizada em 250 pontos, e a Prefeitura espera receber um público de 5 milhões de pessoas durante as 24 horas de atividades – das 18 horas do dia 18 de maio às 18 horas do dia 19.
Além de shows, festas e atividades para o público infantil, a Virada Cultural 2019 dará destaque para a gastronomia, com várias praças de alimentação temáticas.
“O foco deste ano foi um projeto robusto, impactante e de multidão para reconstruir e reposicionar a Virada, fazendo com que ela volte a ser um dos maiores eventos da cidade”, disse o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef.
“A Prefeitura continua investindo neste evento, por entender a importância de reafirmar a cidade de São Paulo como capital mundial da cultura, a nossa diversidade e para gerar emprego e renda para a nossa população”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
Paulista Aberta 24 horas
Em uma ação inédita, o corredor da Avenida Paulista ficará aberto ao público e fechado para veículos por 24 horas. Neste período, a região contará com atrações em instituições como Instituto Moreira Salles (IMS), Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp. As quadras das escolas de Samba Mancha Verde, Rosas de Ouro, Dragões da Real, Unidos de Vila Maria e Acadêmicos do Tatuapé serão incorporadas ao roteiro do evento.
Haverá uma transmissão inédita e ao vivo do evento para todo o Brasil pela Spcine Play. O programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), também fará parte do evento, levando tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos da Virada Cultural.
Crianças
A Virada Cultural 2019 preparou mais de 180 atrações para o público infantil, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado fazendo a trilha ao vivo do filme “Mágico de Óz”.
Para os pequenos, o evento apresenta ainda a mostra de cinema com os desenhos clássicos da Disney, na Camara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil com intervenções de palhaços.
Transmissão ao vivo
Pela primeira vez, a Virada Cultural será transmitida ao vivo para todo o Brasil. O público de dentro e fora de São Paulo poderá acompanhar parte da maratona de shows desta edição pela Spcine Play — única plataforma pública de streaming do país — através do site www.spcineplay.com.br
Leia também: ONDE COMER NA VIRADA CULTURAL: GASTRONOMIA É DESTAQUE NA VIRADA 2019