A Vida no Centro

Vera Lucia Dias

Origens paulistanas

Vera Lucia Dias atua como guia cultural na cidade de São Paulo. Tem graduação em Turismo e pós em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselheira de Turismo, representou a Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato de Guias do Estado de São Paulo. Nascida no bairro da Mooca, publicou em 2008 “O Tupi em São Paulo Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos” pela editora Plêiade. Busca a reflexão sobre a presença Guarani nas aldeias da cidade.

Rua Tabatinguera: você sabe a origem deste nome?

Saiba mais sobre a rua que liga a Sé à Avenida do Estado e sobre a origem tupi do nome Tabatinguera neste post

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Vera Lucia Dias

Qual é a origem da Rua Tabatinguera? Na língua tupi, Tabatinguera significa “tabatinga velha, abandonada”. Tabatinga, barro branco, argila. A Rua Tabatinguera fica próximo da Praça da Sé, fazendo a ligação com a Avenida do Estado.

Cada busca para compreender significados dos nomes dados às ruas nos remete a encontros históricos das diversas sociedades e da geografia do lugar.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Em São Paulo, vemos a importância da cultura indígena e seus acréscimos sobre as formas do viver pelos campos de Piratininga ou as adaptações encontradas para essa diferente morada de povos oriundos do continente africano mesclados com a presença europeia, todos galgando caminhos da serra para a formação da primeira vila nas montanhas que se tornaria uma cidade e depois uma metrópole. Que possamos revisitar origens e influências das culturas para valorizar mais cada etnia na formação do povo paulista.

No trecho inicial da via, saindo da Sé, há uma singela construção religiosa para a Santa Luzia, protetora dos olhos. Trata-se da Capela do Menino Jesus e Santa Luzia, inaugurada em 1901, um patrimônio tombado. Mais adiante, a igreja da Boa Morte, de 1810, outra importante preciosidade preservada. De sua torre vigilante chegava o aviso ao povoado sobre a presença de viajantes vindos do litoral pelos caminhos de barro, pelo Lavapés.

Capela de Santa Luzia

Descendo da Sé em direção à baixada do Glicério o trajeto curto tem esse nome de Tabatinguera. Uma pequena rua em ladeira com ligeira curva terminando no espaço antes ocupado pelas águas do Tamanduateí, é a Avenida do Estado. Esse trajeto do rio, antes todo serpenteado e percorrendo a Várzea do Carmo, nos remete a reflexões sobre as origens da formação do lugar, assim como à necessidade urgente de preservar o manancial paulistano.

Terminando a rua pode-se observar uma grande construção que pede por cuidados e reformas. Ate 1903 era o antigo Hospício dos Alienados, onde esteve por um período o poeta de Santo Amaro, Paulo Eiró. Depois se tornou almoxarifado da Secretaria de Justiça e por fim Quartel da Guarda Civil.

Rua Tabatinguera atualmente

A via é geralmente utilizada para acesso aos bairros do Brás, Mooca ou Ipiranga. Nesse espaço, areias claras podiam ser retiradas servindo ao clareamento das casas durante o século XVIII. O material superficial era, originalmente, constituído por argilas. “Embora predominasse nas moradias o branco da tabatinga, saibro ou barro branco tirado de certos locais da beira do Tamanduateí, de onde se originou o nome Tabatinguera…”, (E. Silva Bruno).

Atualmente, na rua são encontrados comércios de essências, a sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo e ainda o Centro Médico Trasmontano, desde 1938 na região.     

Vera Lucia Dias é Guia e Turismóloga e autora do livro O Tupi em São Paulo. Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos, Plêiade 2008 e Edição de Autor, 2020. vera@passeiopaulistano.com

Consultas: páginas do Arquivo do Estado e Prefeitura de São Paulo.

Bueno, Silveira. Vocabulário Tupi-Guarani Português, Brasilivros,1982

Bruno, Ernani Silva. História e Tradições da Cidade de São Paulo, Hucitec, 1984.

Navarro, Eduardo de Almeida. Método Moderno de Tupi Antigo, Vozes, 1998.

Leia também: OS NOMES DAS RUAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE SÃO PAULO