A Vida no Centro

Vera Lucia Dias

Origens paulistanas

Vera Lucia Dias atua como guia cultural na cidade de São Paulo. Tem graduação em Turismo e pós em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselheira de Turismo, representou a Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato de Guias do Estado de São Paulo. Nascida no bairro da Mooca, publicou em 2008 “O Tupi em São Paulo Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos” pela editora Plêiade. Busca a reflexão sobre a presença Guarani nas aldeias da cidade.

Ruas Guaianases e Timbiras e suas origens indígenas

Ruas Guaianases e Timbiras homenageiam povos indígenas que viviam na região antes da chegada dos europeus. Conheça a história

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Localizada bem no eixo central da cidade, a região da Santa Ifigênia teve um crescimento populacional mais acentuado a partir de 1920, e a partir dos anos 1980 que se tornou a famosa rua de compras de eletroeletrônicos. A conhecida e tradicional padaria Santa Ifigênia foi fundada em 1956. A igreja, importante por ter sido matriz quando a atual Catedral da Sé estava em construção, é de grande beleza e aguarda uma reforma. Seus frequentadores são em boa parte da comunidade negra. A santa é de origem africana, Etiópia, e considerada protetora dos lares contra incêndios. O nome Ifigênia, do grego clássico significa “nascida forte.”

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Ainda em 1819 o viajante Saint-Hilaire escreveu: “Existem em São Paulo três pontes principais sobre o Anhangabaú e o Tamanduateí, a mais linda é a que vai da cidade até o bairro de Santa Ifigênia. Ela que é construída de pedra, tem cerca de 150 passos de extensão e 16 de largura.” Atualmente, este é o traçado que forma o início da avenida São João.

Ponte de Santa Ifigênia. Do livro “São Paulo três cidades em um século”, Benedito Lima de Toledo.

Impressiona os visitantes a geografia de uma cidade entre rios que a todo instante se altera com novos viadutos, ruas e avenidas e onde grandes obras rasgam o chão produzindo outras feições da antiga Vila de Piratininga.

Vista do bairro de Santa Ifigênia, 1899. Do livro “São Paulo três cidades em um século”, Benedito Lima de Toledo

O ciclo do café e a chegada de imigrantes transformaram os afazeres e a construção de uma cidade que se expandia deixando o Centro Velho e se direcionando para o Centro Novo. O gigante Viaduto de Santa Ifigênia a partir de 1913 já transportava essa força urbana.

Ainda hoje, marcada por muitas transformações, a metrópole perde referências por não contar com uma Comissão de Toponímia que teria por tarefa analisar, pesquisar sobre as   denominações ou alterações dos nomes de ruas. Por sorte temos um instrumento útil, a página municipal Dicionário de Ruas, que coleta dados sobre suas vias.

Guaianases com Timbiras

No bairro de Santa Ifigênia a rua Guaianases em certo trecho cruza com a rua Timbiras. Duas vias de intenso movimento com forte comércio popular e de prestação de serviços. A Guaianases sai de um trecho comercial no Centro bastante desarticulado e confuso e segue até o bairro de Campos Elíseos com outra característica, bem mais conservada e de imóveis com melhor padrão.   

A rua Guaianases recebeu essa denominação em 1957 visando acentuar a importância da tribo local, os Guaianás. Estes povoaram São Paulo até o final do século XVI, sendo vizinhos dos Tamoios. Falavam o idioma tupi, mas grande parte é originária do tronco linguístico macro-jê. Em tupi Guaianases significa guayaná, “parente”.

Campos Elíseos

Encontramos a palavra Guaianases escrita em duas formas, em placas escritas com a letra “z” e em textos com a letra “s”.

Rua Guaianases, em Campos Eliseos

A rua Timbiras recebeu essa denominação em 1916 em homenagem aos povos indígenas do Maranhão. Timbiras são povos do tronco linguístico macro-jê fazendo parte dele os Apinajés, Canela, Krahô ou Gaviões do Oeste. São encontrados no Maranhão, Tocantins e Pará.

Foram escravizados em 1811 por colonizadores, conforme consta em Carta Régia. Com a presença de criadores de gado e produtores de algodão e arroz, foram sendo expulsos de suas terras até o final do século XIX. Parcela deles ficou à margem de suas atividades e tiveram muito da tradicional cultura modificada. Ataques e surtos de sarampo no final do século XVIII e começo do XIX também determinaram redução dessa nação indígena.

Darcy Ribeiro, visitando a região de povos Timbiras, relatou ser pequeno o número de remanescentes. Fazendeiros, comerciantes, expedicionários e epidemias atuaram influenciando e alterando a cultura dos Timbiras. Em seus hábitos têm corte de cabelo igual para homens e mulheres, utilizam cabaças como recipientes para água e alimentos. Depois dos contatos, suas casas hoje são de forma sertaneja e conservam ritos relativos aos ciclos da vida.

A Marinha do Brasil denominou um submarino Timbira, que circulou até 1959.

Bibliografia utilizada

História dos Índios no Brasil, Manuela Carneiro da Cunha

O Centro de São Paulo. Um olhar sobre a cidade

Povos indígenas no Brasil, Instituto Sócio Ambiental

São Paulo três cidades em um século, Benedito Lima de Toledo

prefeitura.sp.gov.br

wikipedia.org

Leia também: RIO ANHANGUERA, NA VILA BUARQUE: VOCÊ ANDA POR CIMA DELE E NEM SABE