A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Quer aprender sobre ópera? O Theatro Municipal tem curso gratuito no YouTube

O curso sobre ópera do Theatro Municipal tem aulas que abordam do surgimento do gênero às classificações vocais

Como surgiu a ópera? Como funcionam as tramas e quais as formas musicais que sustentam esse gênero artístico? Essas são algumas das questões abordadas no curso sobre ópera oferecido pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Gratuitas, as aulas são ministradas pela musicóloga Ligiana Costa, especializada em ópera barroca e apresentadora do podcast do Municipal. Com doutorado pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), ela conduz um curso livre de introdução ao gênero mais longevo do teatro musical do ocidente pensado para todos os públicos. Dos ouvintes assíduos dessa arte aos iniciantes.

Gravado pela própria apresentadora, de sua casa, o conteúdo está disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro. Basta acessar o YouTube do Theatro Municipal e assistir quando e onde quiser.

Módulos

O curso é dividido em três módulos e ao todo serão seis aulas, oferecidas às quartas-feiras, às 19h – as aulas ficam gravadas no YouTube do Municipal e podem ser assistidas a qualquer momento. Cada episódio tem duração de até 30 minutos.


Nas duas primeiras aulas, um conteúdo teórico e histórico sobre o nascimento desta arte. O que existia antes da ópera? Quais foram as buscas estéticas que culminaram nesta forma de teatro musical inteiramente cantado? Como a ópera, inicialmente um divertimento da corte, se torna pública e possível para um público pagante?

Ligiana volta à renascença italiana, entre os séculos 14 e 16. Época de uma Itália dividida e comandada por famílias e suas cortes, ou conselhos, e a música já transitando em âmbito profissional. Ela resgata a figura dos mestres de capela, responsável pela música eclesiástica e dos maestros de câmara, ou de corte, que ficavam com a música de eventos e celebrações, a música profana em geral.

LEIA TAMBÉM
Redações, museus, livrarias de arte: conheça a efervescência cultural do Centro nos anos 1940, 50 e 60


Para isso, importante relembrar os três principais acontecimentos que contribuíram para o nascimento da ópera: Dafne e Euridice em Florença; O Orfeu, de Claudio Monteverdi, em Mântua; e o surgimento da ópera paga em Veneza. Nas aulas três e quatro, o assunto é dramaturgia e formas musicais. Como funcionam os libretos? Como funcionam as tramas? Quais são as formas musicais que sustentam musicalmente a ópera?

Canto lírico

Ligiana Costa traça um panorama para entender como se forma a ópera e como avaliar uma produção operística do ponto de vista estrutural. E nos dois últimos episódios do curso a apresentadora fala sobre a arte de excelência e precisão técnica que é o canto lírico. Aqui, ela traz breve história da vocalidade lírica e as diversas classificações vocais presentes em uma ópera, divididas em tenor, soprano, mezzo soprano, barítono, baixo e contralto. E, para melhor compreensão dos estilos, entra em cena o Coro Lírico para interpretar trechos de árias gravadas a capela por alguns dos integrantes do corpo artístico do Theatro Municipal que, desde 1939, compõe as montagens da casa.

Agenda de conteúdo – Iniciação à Ópera
22/7, aula 1: O Nascimento da Ópera – parte 1
29/7, aula 2: O Nascimento da Ópera – parte 2
05/8, aula 3: Dramaturgia Musical – parte 1
12/8, aula 4: Dramaturgia Musical – parte 2
26/8, aula 5: Vozes Líricas – parte 1
02/9, aula 6: Vozes Líricas – parte 2
Clayton Melo

Clayton Melo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Marketing pela FGV, é curador cultural, analista de tendências, com formação na Escola Panamericana de Artes, e palestrante – já falou em instituições como Facebook, Google Campus, Mackenzie, ESPM, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Campus Party e Festival Path. É especialista no desenvolvimento de projetos digitais de conteúdo, com estratégias de construção de audiências e comunidades, e experiência em Storytelling (ESPM), Inbound Marketing, Growth Hacking e Planejamento de Conteúdo para SEO. Neste espaço, escreve sobre tendências urbanas, futuro das cidades, inovação e cultura.