A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Veja como foi o Festival do Dia Mundial da Criatividade em São Paulo 2022

Festival do Dia Mundial da Criatividade, organizado em São Paulo pelo A Vida no Centro, teve mais de 60 atividades presenciais e online

Mais de 60 atividades, online e presenciais, em três dias intensos de debates, troca de ideias e experiências. Assim foi o festival World Creativity Day/Dia Mundial da Criatividade em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2022, com organização e curadoria do A Vida no Centro.

Entre os temas, a criatividade em suas mais diversas vertentes. Das discussões sobre o ecossistema de inovação e criatividade às análises sobre open talent economy, passando por futuros das profissões para estudantes de escola pública, ESG para negócios criativos, tecnologias para acessibilidade, tendências no mercado de mobilidade, Metaverso, além de conversas e atividades sobre economia criativa, cinema, sustentabilidade e experiências no espaço público para despertar uma nova relação com a cidade.

O festival teve vários espaços anfitriões, com programação voltada a diferentes momentos, de discussões sobre o mundo corporativo a oficinas para exercitar a criatividade na prática.

O primeiro dia foi no Learning Village, hub de inovação e tecnologia com foco em desenvolvimento humano na Vila Madalena, com programação volta a inovação no mundo corporativo e na educação. Após a abertura oficial, com os curadores Denize Bacoccina e Clayton Melo, a consultoria de inovação Kyvo organizou o painel Jam Criativa, com palestras e debates entre especialistas sobre as transformações no mundo do trabalho e cidades criativas. À tarde, palestras sobre educação, o primeiro emprego, Metaverso e acessibilidade.

A Praça Roosevelt e os bairros vizinhos de Vila Buarque e Santa Cecília foram os locais das atividades no dia 21, feriado de Tiradentes, segundo dia do festival. No Ecoe Coworking, na Santa Cecília, rodas de conversa e workshops ocuparam a programação, além de uma passeio pelo bairro para reconhecer árvores nativas e aprender um pouco sobre as espécies adequadas para a arborização urbana.

O BemViver Praça Vila Buarque sediou uma oficina de horta urbana, que resultou em muitos vasinhos com temperinhos para incrementar as receitas dos que participaram.

Na Roosevelt, as atividades aconteceram em três endereços. Na SP Escola de Teatro, oficinas de bordado, confecção de cadernos artesanais e escrita criativa, compostagem e aulas de yoga do riso e danças de roda, além de rodas de conversa. No fim da tarde, uma roda de samba no Espaço Parlapatões, e à noite, o Cine Satyros Bijou recebeu duas apresentações de cinema, uma delas do filme Necro, de Pedro Paulo Rocha, seguida de performance ao vivo e roda de conversa.

No terceiro dia do festival, as atividades se concentraram no Ecoe Coworking durante o dia: várias rodas de conversa e o lançamento do livro Economia Criativa no fim do dia. Na SP Escola de Teatro a programação do festival se encerrou com um debate sobre com roteiristas. A última atividade aconteceu no Cine Bijou.

Veja fotos de várias atividades do festival do Dia Mundial da Criatividade: