A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Lojas de plantas do Centro de SP (para comprar flores ou passear)

Além de terem uma variedade enorme de espécies, as lojas de plantas no Centro de São Paulo também são um ótimo passeio, pois alguns lugares têm café, comidinhas, sucos e sobremesas

Por Francine Costanti

Reconectar-se com a natureza é uma das tendências que podemos perceber nos grandes centros urbanos. Cercadas de prédios e concreto por todos os lados, cada vez mais pessoas têm buscado aproveitar cada espacinho disponível para cultivar o verde – isso não apenas na cidade, plantando árvores ou cultivando hortas urbanas, por exemplo, mas também dentro de casa.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Se você também quer trazer um pouquinho mais de natureza para dentro do apartamento, então vale conferir essa relação de lojas de plantas do Centro que, além de terem uma variedade enorme de itens, são uma delícia de passeio para seus fins de semana. Alguns desses lugares servem café, comidinhas, sucos e sobremesas. Nós visitamos os espaços e contamos os detalhes a seguir.

Confira.

Jardin do Centro

Prestes a comemorar dois anos, a loja do casal Ina e Jean Manuel tem plantas de todos os tamanhos em vasos de barro e alguns personalizados, acessórios para jardinagem, suportes e macramês. Há também algumas flores frescas, secas e vasos de vidro para comportá-las.

O preço das plantas vai de R$ 25 a R$ 170 – a dica é ficar de olho nas redes sociais porque a loja costuma organizar feiras com mais opções e preços menores. No mesmo local você pode tomar um cafezinho, almoçar e experimentar os sorvetes naturais.

Rua General Jardim, 494 – Vila Buarque
Segunda a sábado das 9h às 19h / Fecha aos domingos
Telefone: (11) 3151-3789

Quintal do Centro

Dos mesmos proprietários do Jardin do Centro, a loja de plantas e cafeteria traz um espaço bem amplo que mais parece uma casa, com direito a quintal nos fundos, mesas de madeira e uma cadeira de balanço. Ao entrar, você realmente se sente em uma casinha de vovó, porque cada cômodo tem um detalhe de decoração vintage de bom gosto e muito verde ao redor. Todas as plantas expostas estão à venda. O lugar serve almoços, cafés e também faz feiras de plantas.

Rua Barão de Tatuí, 95 – Vila Buarque
Segunda a sábado das 9h às 19h / Fecha aos domingos

Selvvva

Bem pertinho do Quintal do Centro, a loja Selvvva foi criada pelas amigas arquitetas Denise Yui e Julia Rettmann. Localizada no térreo do edifício Vancouver, chama a atenção logo de cara pelos tons vivos de rosa e verde. As plantas expostas podem ser combinadas com vasos vendidos à parte. Você também pode montar seu arranjo de acordo com o tamanho, tipo de planta e vaso que quiser. Há diversos suportes verticais que servem quase como um móvel de decoração.

Se estiver sem tempo de ir até a loja física, é só acessar o site e comprar online. Ao lado do estabelecimento há um espaço chamado Escola de Botânica, que oferece cursos para quem quer se aprofundar no mundo das plantas, seja por curiosidade ou para exercer a função profissionalmente.

Av. Angélica, 501 – Santa Cecília
Terça a sexta das 10h às 19h / Sábado das 11h às 18h / Domingos e segundas é fechado Telefone: (11) 3129-3486

Botânica e Tal

Lojas de plantas no Centro de SP -Botânica e Tal

As plantas da Botânica e Tal ficam dentro do Modernista Coffee Stories, café localizado embaixo da balada Tokyo e coladinho ao restaurante Sertó Bar. A curadoria das plantas expostas no café é feita por Marcello Bozzini e Vanessa Guerreiro, sócios que dividem a paixão por plantas. “Cresci com meu pai mexendo na terra, e minha casa era cercada de verde. Hoje pratico esse hobby no meu apartamento e estendi também para a vida profissional”, conta Bozzini. No andar de cima da loja fica uma espécie de ateliê onde os dois adaptam as plantas em vasos de acordo com o gosto do cliente.

Rua Major Sertório, 92 – Vila Buarque
Segunda a sábado das 10h às 20h / Domingo é fechado
Telefone: (11) 3151-3552

Garden Center Paisagismo

É um dos locais mais completos na região para quem quer montar um jardim em casa ou mesmo encontrar plantas exóticas e de todos os tipos – a variedade de suculentas é infinita. No enorme corredor há prateleiras para cada produto: vasos, suportes, ferramentas, adubos, sementes, vidros e ornamentos para jardim. É um programa delicioso para o fim de semana, e seu cão é bem-vindo enquanto você passeia por lá. São 500m2 de muito verde pra explorar tudo que você tem direito em jardinagem, paisagismo e decoração.

Rua Jaguaribe, 134 – Santa Cecília
Segunda s sexta das 08h30 às 18h / Sábado das 09h às 16h30 / Domingo é fechado
Telefone: (11) 3331-1170

Arranjo Tropical

Essa loja é para quem ama arranjos com flores. A proprietária, Cris Sanches, seleciona apenas folhagens exóticas, quase todas nativas da mata atlântica. A ideia é realmente deixar sua casa com as cores vibrantes da natureza.

A loja vende os arranjos prontos em exibição, mas também é possível montar o próprio buquê com suas folhas e flores preferidas. Se quiser fazer uma assinatura, você recebe os arranjos em casa (entre em contato via telefone ou DM no Instagram para mais informações).

Rua Barão de Tatuí, 284 – Vila Buarque
Terça a sábado das 11h às 19h / Domingo das 11h às 18h / Segunda é fechado
Telefone: (11) 2589-5201

Floricultura Baronesa

Em uma travessa da Avenida Angélica e a alguns metros da Selvvva fica a Floricultura Baronesa. A loja é pequena, mas tem uma boa variedade de plantas, arranjos prontos, rosas e flores secas de todas as espécies. Samambaias e plantas pendentes ganham destaque entre os corredores. Também há vasos e vidros, vendidos separadamente, e adubos.

Rua Baronesa de Itu, 203 – Santa Cecília
Segunda a sexta das 7h às 20h / Sábado das 9h às 19h / Domingo das 9h às 14h
Telefone: (11) 3825-0239 / (11) 97953-5051

Blumenfee

Lojas de plantas no Centro - Blumenfee-Foto CM

A fundadora, Leda Welter, deixou a carreira de secretária executiva para trabalhar com o que mais ama: plantas. Depois de muito procurar um espaço para montar sua loja, encontrou o lugar, que foi sendo reformado aos poucos.

O local tem um “hospital de plantas”, que fica no cômodo de trás. “Eu cuido para que fiquem bonitas de novo e as devolvo com mais vida”, diz ela. A casa tem uma grande variedade de espécies, todas selecionadas por Leda.

Ela conta que a loja também aceita que os clientes levem seus animais. “Os amigos trazem seus gatos e cachorros, alguns enormes, que se esparramam pelos corredores, correm para todos os lados, e as pessoas adoram a presença deles”.

Rua Treze de Maio, 485 – Bela Vista
Terça a domingo das 10h às 19h / Segunda é fechado
Telefone: (11) 94159-3231

Mercado das Flores 

Famoso não só por vender flores e plantas, mas também por seus mais de 100 anos de existência, o Mercado das Flores do Largo do Arouche é um ótimo programa para quem está de visita pelo Centro e quer renovar a área verde em casa. São três lojas – uma do ladinho da outra – que compõem o mercado: República das Flores, Flores Dora e Floricultura São Judas Tadeu.

Em todas elas você vai encontrar espécies variadas de flores e plantas. Caso você esteja sem tempo de ir até lá, a Flores Dora dá a opção de compra no site  e a Floricultura São Judas Tadeu oferece serviço de entrega, é só escolher seu arranjo preferido na página do Facebook e pedir para entregar no seu endereço.

Largo do Arouche, S/N –  República
Segunda a sábado das 07h às 23h / Domingo das 07 às 20h
Telefone: (11) 3331-0856

Avanhandava - Lojas de plantas no Centro de SP

Mercado das Flores Avanhandava

O nome diz tudo! Realmente é um mercado das flores, tanto pelo espaço enorme, como pela variedade de folhagens. Logo na entrada há lírios, orquídeas, algumas flores em arranjos prontos e plantas pendentes, como samambaias e peperômias.

Há uma extensão da loja nos fundos onde você pode encontrar todo tipo de ferramenta para jardinagem, desde vasos de barro e cimento até adubos e sementes. Se sua intenção é ter uma horta em casa, lá também há ervas e temperos naturais, como manjericão, hortelã, orégano e alecrim.

Rua Avanhandava, 235 – Bela Vista

Segunda a sábado das 8h às 22h / Domingo das 9h às 17h
Telefone: (11) 3129-3857

Francine Costanti

Francine Costanti

Francine Costanti é jornalista, e seus textos - na maioria sobre cultura e entretenimento - já passearam por algumas redações de portais e agências. Como inspiração pessoal, a ideia aqui é explorar a cena de música e literatura do Centro de São Paulo, desde os contos literários de Mário de Andrade até as letras de Emicida. Esse espaço é feito para e por todos. Por isso fique à vontade para deixar sugestões.