A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Padocaria SP vai escolher a melhor padaria de São Paulo. Veja como votar

Evento, em sua primeira edição, vai premiar as melhores padarias de São Paulo. Veja como vai ser o Padocaria

Denize Bacoccina

atualizado em 21/10 O hábito tão paulistano de tomar um café, comer um pão na chapa, um pão de queijo com requeijão ou um misto quente, seja direto no balcão ou atendido na mesa pode parecer corriqueiro pra muita gente, mas as padarias são uma marca de São Paulo e não necessariamente encontradas, desta forma, em outros lugares. Para celebrar essa cultura de padoca, a Padocaria SP vai escolher A Melhor Padaria de São Paulo e premiar outras que se destacam em quesitos como o melhor pão na chapa, sanduba, chapeiro, serviço de frios, doce, café e pãozinho.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

O público poderá votar na sua padaria preferida entre os dias 7 a 16 de outubro, neste site. É possível votar em qualquer uma das 6 mil padarias existentes na cidade. Dá para votar em cada categoria separadamente, escolhendo a mesma padaria ou uma diferente para cada item.

As cinco mais votadas em cada região – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro – vão para uma segunda votação, entre os dias 21 e 30 de outubro, desta vez com a participação de um corpo de jurados, além da escolha do público.

Veja a lista das padarias da região central selecionadas para a segunda fase e vote aqui.

Santa Efigênia Pães
Rua Santa Ifigênia, 57, Centro

Padaria e Confeitaria Palmeiras
Praça Marechal Deodoro, 268, Santa Cecília

Fabrique Pão e Café
Rua Itacolomi, 612, Higienópolis

Padaria Bella Paulista
Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César

Galeria dos Pães
Rua Estados Unidos, 1645, Jardim América

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 9 de novembro.

O Padocaria SP foi criado por dois amigos, o carioca radicado em Minas Gerais Eduardo Maya, chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco e Miguel Icassatti, jornalista, colunista do UOL e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Os dois vinham pensando no assunto há anos e decidiram colocar a ideia em prática durante a pandemia, ao observar que, mesmo quando todo o comércio fechou, as padarias continuaram funcionando.

“A padaria está para São Paulo como o boteco está para Minas”, diz Maya. A ideia, diz ele, é estimular que os paulistanos conheçam outras padarias, que às vezes estão próximas de casa e nunca foram visitadas. “Queremos valorizar a padaria como um patrimônio paulistano, numa eleição democrática, onde todo mundo pode votar e todas as padarias estão concorrendo”, diz Icassati.

A afirmação de que São Paulo adora uma padaria é confirmada pelos números. Todo dia, são vendidos na cidade 20 milhões de pãezinhos franceses. E, no Estado de São Paulo, o consumo de pão per capita é de 45 quilos por ano. Bem acima da média brasileira, de 37 quilos.

Leia também: LUGARES PARA COMER OU BEBER AO AR LIVRE NO CENTRO

Denize Bacoccina

Denize Bacoccina é jornalista e especialista em Relações Internacionais. Foi repórter e editora de Economia e correspondente em Londres e Washington. Cofundadora do projeto A Vida no Centro, mora no Centro de São Paulo. Aqui é o espaço para discutir a cidade e como vivemos nela.