Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Prefeitura faz licitação para reforma da esquina da Avenida Ipiranga com São João, imortalizada na música Sampa, de Caetano Veloso
Projeto pretende reformar a esquina da Ipiranga com a São João
Denize Bacoccina
A Prefeitura de São Paulo vai reformar o cruzamento mais famoso de São Paulo, a esquina da Ipiranga com a São João, eternizada por Caetano Veloso na música Sampa. O cruzamento terá novas calçadas, com piso de cimento, padronização das placas de acordo com o padrão antigo adotado no início da iluminação elétrica na cidade, em 1889, e esculturas nas quatro esquinas.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O projeto começou a ser elaborado pela SP Urbanismo em 2018, a pedido do ex-prefeito Bruno Covas, que queria melhorar a esquina mais fotografada do país, batizada pela Prefeitura de Esquina Histórica, e transformá-la oficialmente num ponto turístico. “Fizemos um projeto que é de infraestrutura e também de valorização do pedestre com pintura de faixas, retirada de placas sem função e padronização dos elementos de comunicação visual”, disse ao A Vida no Centro Regina Monteiro, superintendente de Projetos Estratégicos da SP Urbanismo.
O novo desenho urbano também prevê regras para os prédios da região, que deverão manter suas fachadas com as cores originais.
O projeto propõe ainda a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da esquina mais famosa da cidade: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais, como fotógrafo de lambe-lambe e engraxate com a caixa. As estátuas permitem interação, e a ideia é exatamente criar um cenário para fotos. O projeto também prevê a instalação de câmeras de segurança e aumento da iluminação, para dar mais segurança aos turistas.
Durante a pesquisa de campo para a elaboração do projeto, a equipe da SP Urbanismo ficou um mês circulando pela região e constatou que é grande o número de pessoas fazendo foto no local, que hoje tem placas como as outras da cidade. As novas placas com o nome das avenidas Ipiranga e São João serão instaladas no poste de iluminação, no padrão antigo.
E por que o projeto não prevê homenagem a Caetano Veloso, já que ele foi que tornou a esquina famosa? Regina explica que a Prefeitura não pode, por lei, gastar dinheiro público para homenagear uma pessoa viva. Nada impede, diz ela, que uma empresa privada faça uma doação para uma obra lembrando o artista baiano, que morou ali perto nos anos 1960.
As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nébias, dos Timbiras e Avenida São João. A calçada, além da padronização em blocos de cimento, como na reforma realizada em 2020 em outras áreas da cidade, nesta esquina terá uma espécie de carimbo, em baixo relevo, com imagens semelhantes ao prédio em frente.
A SP Urbanismo elaborou o projeto, mas a obra será realizada por uma organização privada. Uma licitação para contratar esta empresa foi lançada no fim de semana e a abertura das propostas será no dia 20 de dezembro. O valor estimado das obras é R$ 5 milhões, e vence a companhia que oferecer o menor preço para a obra. O prazo para execução é de 180 dias, mas a SP Urbanismo não sabe estimar quando elas podem começar, já que existe um prazo para qualificação e aprovação da empresa vencedora. Além disso, é comum que empresas que perdem a licitação entrem na Justiça contestando o resultado, o que pode atrasar o processo.
Veja as imagens do projeto:
Os recursos para a obra virão do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano). A principal fonte de recursos do Fundurb é a venda de potencial construtivo acima do coeficiente básico, denominada Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), ou seja, o pagamento pela possibilidade de construir além do coeficiente definido como básico e até seu limite máximo.
Leia tamb´ém: MANUAL ILUSTRADO DA PREFEITURA ENSINA COMO CUIDAR DOS PRÉDIOS DO CENTRO HISTÓRICO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup