A Vida no Centro

Centro de economia criativa do Sebrae
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Conheça o centro de economia criativa do Sebrae no Palácio Campos Elíseos

Com coworking e startups, novo centro de empreendedorismo do Sebrae funciona no prédio histórico, construído no século XIX, e reforça a vocação do Centro de São Paulo como polo de economia criativa, tecnologia e inovação

O Palácio Campos Elíseos, prédio histórico no Centro e antiga sede do governo de São Paulo, foi reaberto e agora abriga o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae. O local foi cedido pelo governo para o Sebrae-SP em julho de 2017.

O projeto pretende beneficiar cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano. Pensado de forma colaborativa, o Centro de Referência é um grande polo para empreendedores, startups, investidores, grandes empresas e governo. O local conta com salas de capacitação, coworking, processos de aceleração de startups e programas de open innovation para parceiros.

LEIA TAMBÉM
Economia criativa embala retomada do Centro de São Paulo

Centro de economia criativa do Sebrae 

As ações têm o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios criativos, reconhecendo o papel central da inovação e da tecnologia em um mundo cada vez mais digital e dinâmico.

O projeto foi todo desenvolvido pensando na preservação das características arquitetônicas e históricas do local, datado do final do século 19. O subsolo abrigará salas de startups e será ocupada por novos empreendedores que pensarão ações para empresas em fase inicial que buscam explorar inovações no mercado.

Um dos principais fatores para a instalação do Centro foi a oportunidade de ocupar um prédio histórico, amplo e bem estruturado no coração de São Paulo e próximo à Escola de Negócios do Sebrae-SP, na Alameda Nothmann. Com isso, o Sebrae também pretende incentivar o intercâmbio entre esses dois locais e estimular a produção de ideias e negócios inovadores.

Aceleradora de startups e coworking

As atividades iniciais do Centro começaram pelo primeiro andar, onde funcionam uma aceleradora de startups, com 11 empresas paulistas selecionadas (veja lista abaixo) entre 120 inscritos, um espaço de coworking, duas salas para capacitações, salas de reuniões e a área administrativa do Sebrae-SP.

Cada espaço tem toda a infraestrutura necessária para as atividades, como estações de trabalho, estrutura de tecnologia, cabines para reuniões e videoconferências. O Centro já inicia com duas edições do programa Speed Mentoring, que tem como objetivo potencializar uma ideia, um time e/ou empresa incipiente de forma intensiva, em curto espaço de tempo e com foco no seu segmento de atuação.

A implementação será feita em duas fases: o Sebrae Innovation Hub, em que as melhores práticas do Vale do Silício irão se unir à experiência de mercado do Sebrae; e o Open Innovation, que é a conexão do Sebrae Innovation Hub aos melhores especialistas setoriais, conectando os clientes tradicionais do Sebrae, agentes culturais e artistas com o mundo digital, em programas de inovação, tecnologia e aprimoramento em gestão.

Em seu primeiro ano, o Centro atuará baseado no tema “Cidades Inteligentes – Smart Cities”, envolvendo a sociedade e explorando potenciais negócios que surgem com a revolução digital. Dentro desse tema, estão previstas ações nos segmentos de saúde, educação, mobilidade, segurança, empreendedorismo, construções inteligentes, energia e meio ambiente, indústria 4.0, varejo, agrotech e entretenimento. E para isso serão formados quatro grupos de trabalho nos segmentos de tecnologia, mídia, consumo e cultura.

Eventos de startups

Os quatro pavimentos do Palácio dos Campos Elíseos serão gradativamente ocupados pelas diversas atividades do Centro. A partir do segundo semestre, o átrio vai abrigar o Mídia LAB, o BootCamp e os espaços de competição e de eventos, enquanto o subsolo receberá os Meetups, o Meeting Corp e o Fab LAB, além de uma cafeteria.

Em uma segunda fase do projeto, será instalado o Espaço Memória, um local destinado para exposições temporárias que abordarão temas estratégicos do Centro e contarão a história do empreendedorismo, da economia paulista, da região central de São Paulo e do Palácio Campos Elíseos.

Para o primeiro ano do projeto, a previsão é que sejam feitos 4 mil atendimentos de negócios e 16 mil participantes em eventos e ações. Uma série de atividades também serão desenvolvidas para alunos de escolas públicas, Etecs e Fatecs, por meio de palestras e oficinas sobre empreendedorismo. O Centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e está aberto a potenciais empreendedores, empresários e público interessado.

Sobre o Palácio Campos Elíseos

O Palácio dos Campos Elíseos foi inaugurado em 1899 e pertencia ao cafeicultor e político Elias Pacheco Chaves. A residência de 4 mil metros quadrados e quatro andares, localizada na Avenida Rio Branco, tornou-se conhecida pelo seu mobiliário e decoração, que trazia o que havia de mais sofisticado no mundo à época. O palácio foi sede do governo estadual de 1912 a 1965 e, mais recentemente, abrigou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que lá permaneceu até 2006. Desde então, está desocupado.

SERVIÇO:

  • Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa
  • Endereço: Palácio dos Campos Elíseos (avenida Rio Branco, 1289 – Campos Elíseos.
  • Informações: 0800 570 0800 ou em sebraesp.com.br