Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cerca de 1,1 mil atividades, entre visitas a imóveis, palestras e oficinas compõem a programação da Jornada do Patrimônio 2020
A Jornada do Patrimônio 2020 acontece, pela primeira vez neste ano, mesclando atividades online e presenciais, para contar as memórias dos moradores da cidade, como elas construíram sua relação com o espaço e como veem as transformações na maior cidade da América Latina. O teme da Jornada deste ano é “Nossa Cidade, Nossas Memórias”. No total, são cerca de 1,1 mil atividades nos dias 5 e 6 de dezembro, a maior parte delas na região central em edifícios ou espaços históricos.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Inspirada na Journées Européennes du Patrimoine, evento realizado anualmente na Europa, a Jornada do Patrimônio promove a abertura de imóveis históricos tombados à visitação pública, com programação de visitas mediadas, palestras e oficinas, além da realização de roteiros de memória temáticos. Neste ano, por conta da pandemia, serão realizadas também atrações online, e as atividades presenciais terão público reduzido e outros protocolos de higiene e distanciamento social
Entre os destaques, está o Café com História, com atores interpretando personagens históricos: Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Lina Bo Bardi (Vera Lamy), Anita Malfatti (Cris Rocha), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias) e Piolin (Fabio Resende). Todos os “cafezinhos” acontecem no dia 5 (sábado), em diversos pontos da cidade (veja programação abaixo ou neste link)
Também no dia 5, às 11h, acontece a inauguração oficial da estátua de Tebas (1721-1811), na Praça Clóvis Beviláqua (Centro), com apresentação do grupo afro-afirmativo Ilú Inã e do cantor-compositor Aloysio Letra. No mesmo dia, às 17h, a Biblioteca Mário de Andrade promove um bate-papo com os artistas Lumumba e Francine Moura, criadores da escultura em homenagem a Tebas, com participação especial de Abílio Ferreira e Rita Teles e abertura com o curador e coordenador geral da Jornada do Patrimônio, Higor Advenssude.
Em diversos pontos da cidade, acontece a Ocupação Nossas Memórias. Dez fotógrafos paulistanos foram convidados a fazer retratos de moradores da cidade, que agora estão espalhadas em diversos locais, como pontos de ônibus, estações de metrô e terminais.
Visitas virtuais
As visitas aos imóveis tombados acontecem de maneira virtual. Cada um dos imóveis inscritos e cadastrados para participação na Jornada disponibilizou um vídeo simulando uma visita guiada pelo imóvel, contando particularidades históricas e detalhes sobre a construção e arquitetura do local. Além disso, a Jornada conta também com uma série de palestras online. As visitas podem ser vistas neste link.
A Spcine realiza um tour virtual por pontos históricos do centro da cidade que foram cenários de diversas produções cinematográficas ao longo dos anos. Inclui entrevistas da presidente da Spcine, Laís Bodanzky, com profissionais do audiovisual contando suas experiências filmando nesses locais. A SpcinePlay também exibe, gratuitamente, o documentário O Grande Cortejo da Memória Paulistana. O registro documenta o cortejo realizado na Jornada do Patrimônio de 2019.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
OCUPAÇÃO NOSSAS MEMÓRIAS
Projeto símbolo da Jornada do Patrimônio 2020, a Ocupação Nossas Memórias apresenta a memória da cidade pela perspectiva do indivíduo que vive, trabalha, constrói a sua identidade e se desenvolve na cidade de São Paulo. São retratos de pessoas de todos os lugares e territórios da cidade, acompanhados por frases que simbolizam suas memórias na cidade. Ao todo, 10 fotógrafos paulistanos, de diversos lugares de fala e representativos de variados grupos sociais, compõem a mostra.
SERVIÇO:
Ocupação Nossas Memórias
Dia: 01 a 07/12/2020
Locais: Estações de metrô, terminais de ônibus, relógios, pontos de ônibus
O GRANDE CORTEJO DA MEMÓRIA PAULISTANA (DOCUMENTÁRIO)
Sessão especial de lançamento do documentário “o Grande Cortejo da Memória Paulistana”, registro do espetáculo inédito criado para a Jornada do Patrimônio 2019. Na sequência, ocorre um bate-papo online com Pascoal da Conceição, Georgette Fadel, entre outros convidados. O documentário será disponibilizado gratuitamente na plataforma da Spcine Play.
SERVIÇO:
Prémière do documentário “O Grande Cortejo da Memória Paulistana”
Exibição + debate (Online):
Dia: 04/12/2020
Horário: 19h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (Transmissão ao vivo no youtube.com/smcsaopaulo)
Classificação livre
CAFÉ COM HISTÓRIA
Com direção de Georgette Fadel, “Café com História” promove cinco encontros com atores interpretando personagens históricos da cidade, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo e um encontro de diferentes gerações de paulistanos. São eles: Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Lina Bo Bardi ( Vera Lamy), Anita Malfatti (Cris Rocha), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias) e Piolin (Fabio Resende). Todos os “cafezinhos” acontecem no dia 5 (sábado), em diversos pontos da cidade.
SERVIÇO:
Café com Mãe Sylvia de Oxalá – Praça Antônio Prado
Café com Anita Mafatti – em frente ao Theatro Municipal
Café com Mário de Andrade – em frente à Biblioteca Mário de Andrade
Café com Piolin – Largo do Paiçandú
Café com Lina Bo Bardi – vão livre do Masp
Dia: 05/12/2020
Horário: a partir das 10h
Classificação livre
TEBAS IMORTAL
Entregue no Dia da Consciência Negra, o Monumento a Joaquim Pinto de Oliveira, instalado na Praça Clóvis Beviláqua (Centro), homenageia o arquiteto negro Tebas (1721-1811), que chegou a ser escravizado, e foi responsável pelo Chafariz da Misericórdia, na rua Direita, demolido em 1866. A solenidade conta com a presença do grupo afro-afirmativo Ilú Inã e do cantor-compositor Aloysio Letra. No mesmo dia, acontece um bate-papo online com os artistas criadores Lumumba e Francine Moura, com participação especial de Abílio Ferreira e Rita Teles.
SERVIÇO:
Inauguração do Monumento com o Bloco afirmativo Ilú Inã, Aloysio Letra, Abílio Ferreira e convidados
Dia: 05/12/2020
Horário: 11h
Local: Praça Clóvis Bevilacqua
Classificação livre
Bate-papo
Dia: 05/12/2020
Horário: 17h
Local: Sala Tula Pilar – BMA
Classificação livre
O espaço comportará até 50 pessoas, por ordem de chegada.
Obrigatório o uso de máscara.
Será respeitado o distanciamento social.
TEBAS-REMEMÓRIA
Tebas-rememória é um projeto de vídeo projeção mapeada, video mapping, que parte da trajetória de Joaquim Pinto de Oliveira, popularmente conhecido como Tebas, em diálogo com a memória da cidade de São Paulo. As projeções acontecem em dois pontos do centro histórico da cidade: Igreja do Carmo (Sé) e Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes).
SERVIÇO:
Tebas – Rememória
Dia: 05/12/2020
Horário: 19h às 22h
Local: Igreja do Carmo (Sé)
Classificação livre
Dia: 06/12/2020
Horário: 19h às 22h
Local: Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes)
Classificação livre
CHAFARIZ DO TEBAS
No Largo da Misericórdia, será instalado uma réplica do Chafariz da Misericórdia, que reconstrói o que foi um dos feitos mais importantes de Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas. Em diversos momentos, Flávio Rodrigues, interpretando o arquiteto, trará fragmentos da história de um dos arquitetos mais importantes da história de São Paulo, e que só foi reconhecido como tal 200 anos após sua morte.
SERVIÇO:
Chafariz do Tebas
Dias: 05 e 06/12/2020
Horário: a partir das 10h
Local: Largo da Misericórdia
PAULISTANIA
A intervenção urbana Paulistania, com lambe-lambes de sete textos poéticos de Jan Brasil, escritos a partir de suas observações, experiências, sentimentos e memórias no cotidiano paulistano, integra a Jornada do Patrimônio 2020. Serão fixados 100 lambe-lambes em pares, distribuídos em terminais de ônibus de todas as cinco zonas da cidade.
SERVIÇO:
Paulistania
Dias: 05 e 06/12/2020
Local: Vale do Anhangabaú
MONUMENTO PRA QUEM?
Para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade e ressignificá-las, o projeto “Monumento pra quem?”, do Coletivo Coletores, do artista indígena Denilson Baniwa e da artista visual Kelly Carvalho, propõe uma performance com projeção mapeada na estátua de mais de 10 metros de altura do Monumento a Borba Gato.
SERVIÇO:
Monumento pra quem?
Dia: 05/12/2020
Horário: 19h às 22h
Local: Monumento a Borba Gato – Santo Amaro
Classificação livre
FIOS DE MEMÓRIA
Cobrindo com tramas de flores mais de 30 monumentos históricos, o projeto Fios de Memória busca valorizar e dar destaque para os monumentos históricos já normalizados nas vias públicas. O movimento de bombardeio de fios (yarn bombing) transforma narrativas urbanas por meio de técnicas manuais têxteis, como o crochê, bordado e tricô, e renova o olhar dos passantes para elementos da cidade que, na rotina dos dias, passam, por muitas vezes, despercebidos.
SERVIÇO:
Fios de Memória
Dias: 05 e 06/12/2020
Local: 30 monumentos espalhados pela cidade
DEIXE-ME DESENHAR SUA HISTÓRIA
A Cia Arte Negus desenvolveu essa intervenção, que evidencia as narrativas dos transeuntes de espaços diversos. São quatro pontos espalhados pela cidade, nos quais o encontro com os artistas da Companhia gera um desenho que simboliza uma memória de cada um na cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Deixe-me Desenhar Sua História
Dia: 05/12/20/20
Horário e locais:
10h- Praça Coronel Fernandes Prestes (Bom Retiro)
12h- Largo do Rosário (Penha/ZL)
14h- Viaduto do Chá (Centro)
Dia: 06/12/2020
Horário: 10h
Local: Avenida Paulista (na altura da Casa das Rosas)
SOBRE TRILHOS
O projeto tem como função instigar o olhar do paulistano sobre o território urbano no qual habita, através da disponibilização de informações de forma visual, escultórica e didática. A intenção é disponibilizar as ferramentas para que as pessoas possam analisar e entender o espaço ao seu redor.
SERVIÇO:
Sobre Trilhos
Dias: 05 a 20/12/2020
Local: Viaduto do Chá
SAMBA ROCK LIVE
Gê de Lima convida Jairo Pereira e Lu Bayo para embalar o público com samba rock nas redes da Casa de Cultura do Butantã. Além do show, uma campanha com vídeos e fotos será compartilhada nas redes sociais, falando desta manifestação e ensinando os passos básicos da dança.
SERVIÇO:
Samba Rock Live
Dia: 06/12/2020
Horário: 17h
Local: Casa de Cultura do Butantã (Transmissão ao vivo no facebook.com/ccbutanta)
O espaço comportará até 50 pessoas, por ordem de chegada.
Obrigatório o uso de máscara.
Será respeitado o distanciamento social.
PATRIMÔNIO VIVO
As paredes dos prédios históricos da cidade vão ganhar vida com performances de Bodypaint, despertando um novo olhar sobre os Patrimônios da cidade. O projeto Patrimônio Vivo traz performers, músicos e artistas plásticos em uma proposta de despertar o olhar dos paulistanos para as fachadas, para as marcas feitas pelo tempo e para os detalhes dos patrimônios materiais da cidade, como o Theatro Municipal e o Edifício Martinelli.
SERVIÇO:
Patrimônio Vivo
Dia: 05/12/2020
Horários e locais:
10h – Fachada do Theatro Municipal – Live e show de músicos de rua
12h – Intervenção no monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo (Pátio do Colégio)
14h – Intervenção – Martinelli
16h – Intervenção – Largo do Café
18h – Intervenção – Ladeira da Memória
PERCEBA SP
Com objetivo de jogar luz e dar maior visibilidade aos monumentos e obras artísticas que compõem o patrimônio cultural da Cidade de São Paulo, a Jornada do Patrimônio propõe uma grande exposição espalhada por todos os territórios da capital paulista, com totens identificando os diversos monumentos e obras artísticas.
SERVIÇO:
Perceba SP
Dias: 05 e 06/12/2020
Local: 60 monumentos espalhados pela cidade
(RE) PAISAGENS
A instalação (re)paisagens convida o público a repensar a paisagem urbana de forma lúdica e interativa. Em um painel de acrílico transparente e com canetas coloridas, cada pessoa poderá desenhar, interferir e reimaginar paisagens emblemáticas da cidade de São Paulo de forma lúdica. Os painéis serão distribuídos por 10 pontos com paisagens urbanas emblemáticas para estimular sua criatividade.
SERVIÇO:
(re)paisagens
Dias: 05 e 06/12/2020
Horário: das 10h às 17h
Locais:
1 – Avenida Paulista – Altura Conjunto Nacional
2 – Avenida Paulista – Vão livre do Masp
3 – Praça do Pôr do Sol – Pinheiros
4 – Viaduto do Chá
5 – Rua Itamotinga, 100 – Paraisópolis
6 – Casa de cultura da Brasilândia (área externa)
7 – Largo Treze de Maio (Santo Amaro)
8 – Rua Dapoli, 174 – Guarapiranga (CDC Bandeirantes)
9 – Parque Linear Cantinho do Céu
10 – Viaduto Cidade de Osaka (Rua Galvão Bueno)
MUSEU DE RUA – Anhangabaú: trajeto comparativo
O Museu da Cidade de São Paulo reedita o núcleo Anhangabaú da exposição Museu de Rua: trajetos comparativos. Os totens apresentam imagens que apontam as camadas de construções erguidas sob o impulso da economia cafeeira e industrial, onde se percebe a elevação da escala dos prédios, desfazendo a linha do horizonte, abrigando novos usos e funções. A participação da exposição na Jornada do Patrimônio de 2020 possibilitará a interação dos transeuntes com a história do lugar em confronto com a atual paisagem, reforçando o projeto museológico que tem grande importância para a cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Museu de Rua – Anhangabaú: trajeto comparativo
Dias: 05 e 06/12/2020
Local: Vale do Anhangabaú
POESIA SONORA
Instalação artística em forma de mobiliário urbano em 10 pontos da cidade, com conteúdos históricos, literários e música paulistana de todas as épocas.
SERVIÇO:
Poesia Sonora
Dias: 05 a 13/12/2020
Locais:
1 – Largo da Batata (Pinheiros/ZO)
2 – Largo do Arouche (Centro)
3 – Praça do Forró (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra/São Miguel Paulista/ZL)
4 – Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro/ZS)
5 – Praça Júlio César de Campos (Praça da Igreja Santa Cruz de Parelheiros/ZS)
6 – Praça Oscar da Silva (Vila Guilherme/ZN)
7 – Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó (Freguesia do Ó/ZN)
8 – Largo do Rosário (Penha/ZL)
9 – Morro do Querosene (Butantã/ZO)
10 – Avenida Paulista
SPCINE NA JORNADA DO PATRIMÔNIO
Spcine – São Paulo Audiovisual 2020
Tour virtual por pontos históricos do centro da cidade que foram cenários de diversas produções cinematográficas ao longo dos anos. Inclui entrevistas da presidente da Spcine, Laís Bodanzky, com profissionais do audiovisual contando suas experiências filmando nesses locais. Entrevistados: Mirella Valente (Produtora de Locação), Renata Artigas (Diretora de Produção), Cecília Nigri (Diretora de Produção) e Cesar Ramos (Produtor de Frente).
SERVIÇO:
Spcine – São Paulo Audiovisual 2020
Dia: 05/12/2020
Horário: 11h
Local: Transmissão ao vivo no facebook.com/spcinesp
Jornada do Patrimônio na Spcine Play
Quatro dos filmes contemplados no Edital Histórias de Bairros de São Paulo, de 2018, podem ser vistos gratuitamente neste fim de semana na Spcine Play:
A torre que canta (Geraldo Santos, 2019)
No alto da colina sagrada, isolado em uma torre muito alta, existe um instrumento único: o carrilhão. São toneladas de bronze na forma de dezenas de sinos que comandados por mãos hábeis é capaz de produzir música de uma sonoridade muito própria. Essa é a “Torre que canta” que pode ser ouvida por todo o bairro da Vila Formosa em São Paulo. Neste documentário você vai conhecer a história de mais de setenta anos dessa torre e das pessoas que, por amor à música, estão trazendo esse gigante de volta à vida depois de um silêncio de quase quarenta anos.
Férias (André Meirelles Collazzo, 2019)
Férias conta a história de um bairro tradicional da cidade de São Paulo (Brasil) através dos olhos de crianças que moram nos cortiços do bairro e estão à margem da sociedade. Muitas vezes sem estrutura familiar e social, continuam lutando pela necessidade de sonhar. Mostra a história de um bairro tradicional da cidade de São Paulo (Brasil) através dos olhos de crianças que moram nos cortiços do bairro e estão à margem da sociedade. Muitas vezes sem estrutura familiar e social, continuam lutando pela necessidade de sonhar.
República Madalena (Fernando Belo, 2019)
Em 1968, o governo militar brasileiro ordenou o fechamento do Conjunto Residencial da USP na tentativa de reprimir grupos críticos ao regime. Como resultado, centenas de alunos desabrigados mudaram para a Vila Madalena, mudando o futuro daquele pequeno bairro para sempre.
Aurora, a rua que queria ser um rio (Radhi Meron, 2020)
Narra em primeira pessoa a biografia de uma rua chamada Aurora. Como uma rua do centro velho de São Paulo, Aurora é testemunha concreta da cidade. Sua compreensão do tempo e da vida é diferente da nossa, e suas observações e sentimentos em relação às pessoas vão mudando conforme o tempo passa. Se na sua “juventude” tudo o que queria era se tornar uma elegante avenida para os carros passarem, agora sente falta de ser um rio e sentir-se infinita. A partir das divagações da rua em um dia de chuva, somos levados a conhecer a personagem visitando também um pouco da história do cotidiano da cidade.
SERVIÇO:
Jornada do Patrimônio na Spcine Play
Local: Looke
IMÓVEIS HISTÓRICOS ONLINE
Uma das principais ações da Jornada do Patrimônio são as visitas a imóveis históricos tombados na cidade de São Paulo. Neste ano, as visitas acontecem de maneira virtual. Cada um dos imóveis inscritos e cadastrados para participação na Jornada disponibilizou um vídeo simulando uma visita guiada pelo imóvel, contando particularidades históricas e detalhes sobre a construção e arquitetura do local. Os imóveis participantes estarão sinalizados com um totem contendo uma foto, uma sinopse e um QR code de acesso à rede social onde estará disponibilizado o vídeo.
SERVIÇO:
Imóveis Históricos Online
Dias: 05 e 06/12/2020
Local: Site da Jornada do Patrimônio
OFICINAS E PALESTRAS ONLINE
Serão cerca de 160 atividades contemplando diversos temas ligados à memória e à construção social, cultural e urbana da capital paulista.
SERVIÇO:
Oficinas e Palestras Online
Dias: 05 e 06/12/2020
ROTEIROS DE MEMÓRIA
Para essa edição, serão cerca de 180 ações que buscam revelar particularidades históricas e aspectos contemporâneos na capital paulista, em passeios conduzidos por diversos agentes culturais.
SERVIÇO:
Roteiros de Memória
Dias: 05 e 06/12/2020
GASTRONOMIA
Neste ano, a Jornada do Patrimônio promove cinco roteiros gastronômicos, que percorrem as casas reconhecidas com o “Selo de Valor Cultural”, instrumento de valorização do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Acompanhados por um guia, os roteiros trazem informações e curiosidades sobre as histórias e os cardápios dos pontos historicamente mais saborosos do centro de São Paulo.
SERVIÇO:
ROTEIRO 1 – SABORES DE TODOS OS CANTOS
Roteiro: Bar Guanabara, Mercearia La Romana, Padaria Santa Tereza e outros
Guia: Risiane Santos
Dia: 05/12/2020
Horário: 10h
Ponto de Encontro: Largo de São Bento (em frente ao Mosteiro de São Bento)
ROTEIRO 2 – CONHECENDO SABORES PREMIADOS
Roteiro: Ponto Chic, Rei do Filet e outros
Guia: Eliza Tominaga
Dia: 05/12/2020
Horário: 13h
Ponto de Encontro: Escadarias do Teatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº
ROTEIRO 3 – EMPÓRIOS FAMOSOS COM PITADAS HISTÓRICAS
Roteiro: Empório Chiappetta, Empório Syrio
Guia: Genebaldo Ferreira
Dia: 05/12/2020
Horário: 9h
Ponto de Encontro: Largo de São Bento (em frente ao Mosteiro de São Bento)
ROTEIRO 4 – PADARIAS – UMA TRADIÇÃO PAULISTANA
Roteiro: Padaria Basilicata, Padaria São Domingos, Panificadora 14 de Julho
Guia: Viviane Dias
Dia: 06/12/2020
Horário: 9h
Ponto de Encontro: Câmara Municipal – Viaduto Jacareí, 100
ROTEIRO 5 – SABORES DA VILA BUARQUE
Roteiro: Carlino, Placa de Memória Veridiana e outros
Guia: Shirley Damy
Dia: 06/12/2020
Horário: 11h
Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Rua da Consolação, 585
Leia também: BARES E RESTAURANTES DE IMIGRANTES QUE ESTÃO RENOVANDO A GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup