Festas de fim de ano espalham Covid na bolha da classe média
Foi justamente na região do centro expandido, de classe média, com IDH alto, que a Covid mais cresceu nos últimos meses. Foto: Fotos Públicas
Prefeito Bruno Covas vai esperar planos detalhados de cada setor antes de autorizar a reabertura das lojas
O governo do Estado de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira, dia 27 de maio, o Plano São Paulo, de reabertura da atividade econômica no Estado, para decretar o fim da quarentena geral a partir do dia primeiro de junho. O Estado foi dividido em 17 regiões, e a cidade de São Paulo está numa classificação chamada de Fase 2, que permite a reabertura de shoppings centers e comércio de rua, além das atividades que foram mantidas, como construção civil e indústria.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O prefeito Bruno Covas marcou para esta quinta-feira uma entrevista coletiva para detalhar a abertura na cidade, mas já adiantou que nada muda em São Paulo imediatamente. “A partir do dia primeiro essa discussão começa na cidade de São Paulo”, afirmou, na entrevista no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado.
“A partir do dia primeiro vamos começar a receber as propostas de acordo setorial. Essas propostas vão ser validadas pela vigilância do município e somente quando assinadas entre a entidade do setor e a prefeitura é que o setor vai poder reabrir na cidade de São Paulo”, disse o prefeito.
As diretrizes anunciadas nesta quarta-feira permitem a reabertura dos setores mencionados, de acordo com a classificação de cada região, mas a decisão cabe a cada prefeito. Para municípios incluídos na Fase 2, como é o caso da capital, fica permitido o funcionamento da construção civil e indústria não essencial (que já funcionavam). Também ficam permitidas, com restrição de horário e de fluxo de público, atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, shopping center e comércio de um modo geral.
As normas padronizam níveis de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação e monitoramento das condições de saúde de trabalhadores e estão disponíveis no site. Há diretrizes específicas para cada uma das quatro fases do Plano São Paulo que permitem a retomada gradual e segura da atividade econômica.
O governo elaborou também normas específicas para os setores de academias; agricultura e agroindústria; atividades imobiliárias; automotivos; bares e restaurantes; beleza, comércio; economia criativa; infraestrutura; logística e abastecimento; meios de hospedagem; saúde; telecomunicações; têxtil, confecção e calçados; e turismo.
Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.
Nenhuma das 17 regiões está na zona azul, que prevê a liberação de todas as atividades econômicas segundo protocolos sanitários definidos no Plano São Paulo.
Além de restrições à circulação, São Paulo ampliou a capacidade de atendimento da rede pública de saúde. De acordo com o prefeito, o número de UTI passou de 500 para cerca de 1,5 mil, e outras 500 serão ativadas nas próximas semanas.
O que pode funcionar em cada fase:
Fase 1
Construção Civil Indústria não essencial
Fase 2
Construção Civil
Indústria não essencial
Atividades imobiliárias (aberto com restrições)
Concessionárias (aberto com restrições)
Escritórios (aberto com restrições)
Shopping Center (aberto com restrições)
Comércio (aberto com restrições)
Fase 3
Construção Civil
Indústria não essencial
Atividades imobiliárias
Concessionárias
Escritórios
Shopping Center (aberto com restrições)
Salão de beleza (aberto com restrições)
Bares, restaurantes e similares (aberto com restrições)
Comércio (aberto com restrições)
Fase 4
Construção Civil
Indústria não essencial
Atividades imobiliárias (aberto com restrições)
Concessionárias (aberto com restrições)
Escritórios (aberto com restrições)
Shopping Center (aberto com restrições)
Salão de beleza (aberto com restrições)
Bares, restaurantes e similares (aberto com restrições)
Comércio (aberto com restrições)
Academias (aberto com restrições)
Fase 5
Espaços públicos
Teatros e Cinemas
Eventos que promovam aglomerações, incluindo os esportivos Construção Civil
Indústria não essencial
Atividades imobiliárias
Concessionárias
Escritórios
Shopping Center
Salão de beleza Bares, restaurantes e similares
Comércio
Academias
Quais regiões podem flexibilizar as medidas:
Fase 1
Grande São Paulo Baixada Santista Registro
Fase 2
São Paulo (capital)
Araçatuba
Campinas
Marília
Franca
São José do Rio Preto
Sorocaba
São João da Boa Vista
Ribeirão Preto
Piracicaba
Fase 3
Araraquara/São Carlos
Barretos
Bauru
Presidente Prudente
Nenhuma região do Estado está ainda nas fases 4 e 5.
Leia também: COMO SERÁ A VIDA NAS CIDADES PÓS-PANDEMIA? 10 VISÕES E TENDÊNCIAS PARA A VIDA URBANA E ESPAÇO PÚBLICO
DELIVERY COM CARDÁPIO SIMPLIFICADO É ESTRATÉGIA PARA SOBREVIVER À QUARENTENA
Foi justamente na região do centro expandido, de classe média, com IDH alto, que a Covid mais cresceu nos últimos meses. Foto: Fotos Públicas
Patrimônio cultural de São Paulo ganha visibilidade com placas de memória espalhadas por toda a cidade. Saiba mais
Em pouco mais de 100 anos São Paulo se transformou numa cidade de construções de taipa em metrópole de concreto
Localizada na Barra Funda, a Casa Mário de Andrade, onde o multiartista viveu por mais de 20 anos, permite vivenciar a história do escritor
Com autorizações para calçada proibidas, restam poucos lugares para comer e beber ao ar livre no Centro. Veja a lista
Do Pateo do Collegio ao Copan e à Praça Roosevelt, um check list dos lugares para visitar no Centro de SP. Confira se você está antenado
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Conheça a história do Parque Augusta: de colégio de freiras de elite a área disputada pelo mercado imobiliário
Esculturas em locais públicos permitem conhecer a obra de artistas famosos em um passeio pela cidade. Veja onde elas estão
A 6ª edição da São Paulo Tech Week, em 2020, teve 412 eventos em mais de 50 temas; o A Vida no Centro é parceiro
Uma homenagem à criadora da calçada que virou símbolo de São Paulo, Mirthes Bernardes, que morreu nesta sexta-feira (18 de dezembro de 2020)
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup