A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Como o Centro de SP pode se inspirar no Porto Digital do Recife | Entrevista com Claudio Marinho

Um dos criadores do Porto Digital, Claudio Marinho explica por que é importante criar narrativas sedutoras que se conectem com história e promovam a reapropriação afetiva dos lugares

Conheça a história do Porto Digital, o parque tecnológico que ajudou a recuperar o Centro do Recife, pela visão de um de seus criadores

Por Clayton Melo e Denize Bacoccina
Foto: Flávio Costa / Divulgação

Criar narrativas sedutoras que se conectem com a história e promovam a apropriação (ou reapropriação) afetiva dos lugares. Esses são elementos centrais da forma de pensar – e planejar – cidades que norteiam o trabalho de mais de 30 anos do planejador urbano, engenheiro e consultor Claudio Marinho.

Foi com esse raciocínio que ele liderou, como então Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco, a criação do Porto Digital, o parque tecnológico que ajudou a recuperar o Centro do Recife, a partir do início da década de 2000.  

Vinte anos depois, o Porto Digital é atualmente um dos principais pólos de inovação do País, abrigando mais de 300 empresas, startups e instituições de tecnologia e inovação, e cumpriu um papel importante na requalificação do Centro do Recife.

Neste episódio do PodCentro #25, o podcast do A Vida no Centro em parceria com a SP Escola de Teatro, Claudio conversa com Denize Bacoccina e Clayton Melo sobre a história do Porto Digital e também analisa o papel da inovação, da tecnologia e da criativa na recuperação das regiões centrais das cidades.

Claudio Marinho também fala sobre tendências para a vida nos grandes centros urbanos pós-pandemia, como o fortalecimento do conceito de cidades policêntricas.

Além da versão em áudio, disponível em nosso perfil no Spotify, você pode ver o vídeo do programa aqui embaixo, em nosso canal no YouTube.  

Veja aqui a entrevista em vídeo com Claudio Marinho.

E aqui embaixo você pode acessar o podcast no canal do A Vida no Centro no Spotify.

Leia também:

Futuro do trabalho: por que a criatividade é competência-chave no mundo pós-pandemia

Mobilidade, desigualdade, meio ambiente: como manter esses temas na pauta pós-pandemia e promover mudanças na cidade?

Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: 10 tendências para o mundo pós-pandemia

Clayton Melo

Clayton Melo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Marketing pela FGV, é curador cultural, analista de tendências, com formação na Escola Panamericana de Artes, e palestrante – já falou em instituições como Facebook, Google Campus, Mackenzie, ESPM, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Campus Party e Festival Path. É especialista no desenvolvimento de projetos digitais de conteúdo, com estratégias de construção de audiências e comunidades, e experiência em Storytelling (ESPM), Inbound Marketing, Growth Hacking e Planejamento de Conteúdo para SEO. Neste espaço, escreve sobre tendências urbanas, futuro das cidades, inovação e cultura.