Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Projeto Ruas SP é criado oito meses depois do projeto-piloto Ocupa Rua, instalado na região da República com grande sucesso
A Prefeitura de São Paulo definiu as primeiras 42 vias autorizadas para o uso de vagas de estacionamento regulamentado para colocação de mesas e cadeiras para atendimento ao público pelo projeto Ruas SP.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A mudança acontece depois de um ano de apelos do setor de gastronomia, que teve as autorizações de uso de calçada proibidas desde o início da pandemia, justamente quando as autoridades sanitárias afirmam que locais abertos são os mais seguros. Nos Estados Unidos e em vários países europeus, os restaurantes voltaram a funcionar, num primeiro momento, nas áreas externas, mais seguras.
Em São Paulo, as calçadas ficaram proibidas, com exceção do Ocupa Rua, na região da República, implementado em agosto do ano passado, como projeto-piloto para o Ruas SP. O Ocupa rua foi instalado na região da Casa do Porco, entre ruas Major Sertório, General Jardim e Bento Freitas, na República, com grande sucesso de público.
Agora, embora as autorizações de uso de calçada continuem proibidas, a Prefeitura não cobrará taxa pelo uso desses espaços, mas os estabelecimentos terão que custear a instalação dos espaços.
Ruas SP no Centro
No Centro de São Paulo, são esses os trechos que poderão instalar mesas onde hoje existem vagas de estacionamento:
Rua Martim Francisco, no trecho entre a Rua Jaguaribe e Rua Canuto do Val.
Rua Maria Borba, no trecho entre a Rua Amaral Gurgel até a Rua Cesario Mota Jr.
Rua Treze de Maio, no trecho entre a Rua Santo Antonio até a Praça Don Orione.
Nesta primeira etapa, também foram selecionadas vias nas subprefeituras Pinheiros, Santo Amaro, Mooca, Lapa, Vila Mariana, Santana-Tucuruvi, Freguesia-Brasilândia, Cidade Ademar, Ipiranga, Pirituba-Jaraguá e Vila Prudente. Veja aqui a lista completa.
Flexibilização da Lei Cidade Limpa
O Ruas SP marca a flexibilização da Lei Cidade Limpa, que proíbe a inserção de publicidade em locais públicos. De acordo com a Prefeitura, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), com base na Lei Cidade Limpa, regrará a possibilidade de inserção de marcas e logotipos de patrocinadores em comunicados instalados no local que tragam orientações e esclarecimentos públicos relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.
As vias foram escolhidas por atenderem às exigências do Ruas SP, como faixa de rua destinada ao estacionamento de veículos para instalação de mesas e cadeiras, não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias, ciclofaixas, e não estar localizado em via de grande fluxo de veículos.
A implantação não é imediata. Os estabelecimentos dessas ruas já definidas precisam agora apresentar seus projetos de instalação do mobiliário para o atendimento ao ar livre à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), conforme as informações dispostas na Portaria 24/2021/SMUL.G, também publicada no Diário Oficial. As instruções também estão disponíveis no site da Secretaria.
Após aprovação, cada estabelecimento receberá a sua autorização (Termo de Permissão Eletrônica – TPE) para funcionar de acordo com o Ruas SP.
Estabelecimentos localizados em outras vias e interessados em participar do Ruas SP podem se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), neste link.
A Prefeitura já recebeu mais cerca de 500 manifestações de interesse e vai continuar analisando e liberando de acordo com a adequação às exigências.
Leia também: LUGARES PARA COMER OU BEBER AO AR LIVRE NO CENTRO
REFORMA DO VALE DO ANHANGABAÚ: VEJA COMO FICOU O ESPAÇO
PRÉDIO DO CCBB, DE AGÊNCIA BANCÁRIA A CENTRO CULTURAL. VEJA FOTOS HISTÓRICAS
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup